Protetoras promovem feirinha de adoção de animais em Guarapuava

Marcada para este domingo (23) no Parque do Lago, a feira terá cachorros e gatos filhotes e adultos; veterinário dará orientações ao público no local. A protetora Laura Prado diz que é preciso ter muita responsabilidade na hora de acolher um animalzinho

Dedicar-se à causa dos animais é um estilo de vida. Pelo menos, é assim que Laura Prado vê a atividade. Ela é uma das Protetores de Guarapuava, que promoverão uma feirinha de adoção na tarde deste domingo (23), no Parque do Lago.

Enfrentando críticas – até mesmo de dentro da família -, a voluntária afirma que os protetores são pessoas comuns. E, pelo amor aos pequeninos, abre-se mão de muitas coisas.

Ninguém nasce protetor dos animais. Não existe um curso que nos ensine como ajudar, como fazer, como agir, esclarecendo que no final, é gratificante.

Há seis anos atuando na terra do lobo bravo, Prado acredita que as feirinhas realizadas têm ajudado, já que os bichinhos conseguem um lar e uma nova família. Mesmo para quem só passa ver, é importante porque já aproveitamos para orientar e mostrar um pouco do nosso trabalho.

Em sua opinião, nos últimos anos o cenário vem melhorando no município, principalmente no que diz respeito à conscientização das pessoas.

Isso fez com que pessoas procurassem fazer um trabalho voluntário e [muitos] escolhem a causa animal. Eles não têm voz, então nós somos a voz deles, diz, acrescentando que espera que todos tenham mais compaixão e responsabilidade, pois isso já se tornou um estado de calamidade pública, devido ao grande número de animais de rua em Guarapuava.

FEIRINHA

Além dos bichinhos, a feira deste domingo também contará com a presença do veterinário Julian Tchonka, que desde o final de 2018 vem ajudando animais de rua. Ele, inclusive, resgatou dois animais nesta semana que estarão para adoção, adianta a voluntária.

A equipe do Empório Casa de Rações estará no local para orientar os novos pais de pets sobre alimentação e vacinação, por exemplo.

Eles também entraram na causa. Doam ração, banho e medicamentos quando precisamos. Nós sempre buscamos parcerias como essas. É legal e importante para os dois lados, diz Prado.

RESPONSABILIDADE

A protetora é categórica ao afirmar que é preciso ter muita responsabilidade na hora de acolher um animalzinho. Ração, vacinas e cuidados em geral são itens essenciais para a qualidade de vida dos bichanos.

Não pegue um animal se for para deixar amarrado no fundo do quintal. Será uma feira de adoção responsável e consciente, garante Laura.

SERVIÇO

A 1ª feirinha das Protetoras de Guarapuava está marcada para este domingo (23), a partir das 14h, no Parque do Lago. Filhotes de todos os tamanhos e adultos já castrados estarão aguardando uma nova família. É preciso ser maior de 18 anos e levar um documento com foto.

Em caso de chuva, a feira será cancelada.