Programa de investimentos pode gerar emprego e renda em Pitanga

A primeira atividade do Programa Municipal de Atração de Investimentos (Pmai) será realizada no dia 31 de julho; segundo o diretor, serão identificados os setores prioritários para investimentos no município

A atração de investimentos como uma forma de gerar emprego, renda e, consequentemente desenvolvimento, é uma das prioridades da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Pitanga. Não à toa, o município aderiu ao Programa Municipal de Atração de Investimentos (Pmai), realizado pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD).

A iniciativa, acredita Evandro Mazur, diretor do departamento de desenvolvimento econômico da pasta, é fundamental para a evolução da região, já que Pitanga possui mão de obra para atender a todos os ramos de negócios e tem muitos atrativos para explorar.

A gente fica lisonjeado por aderir ao programa, e temos certeza que com a participação da população e dos empresários, e com essa parceria com o Governo do Estado, vamos conseguir muitos investimentos, afirmou ao CORREIO.

A tendência é que o Pmai seja desenvolvido em duas fases: a primeira busca realizar um diagnóstico socioeconômico a partir de dados do próprio município, mapeando as demandas e gargalos por meios de oficinas para a promoção do desenvolvimento econômico, visando a construção de um projeto.

Depois, busca-se separar os setores prioritários e, sabendo quais são as cadeias produtivas e vocações da região, apresentar um Plano Estruturado de Prospecção.

A gente sabe que o que o povo quer é emprego e renda. [Esse programa] é fora do normal, é muito bom, disse Mazur.

OFICINA

As primeiras atividades do Pmai em Pitanga estão marcadas para o dia 31 de julho, a partir das 16h, na sede da Secretaria de Ind., Comércio e Turismo. Será realizada a primeira oficina. Foram convidados vários empresários e as pessoas interessadas nesse ramo. A gente deixou aberta para os cidadãos, explica.

PROGRAMA

De acordo com dados da APD, os municípios que investem em promoção de desenvolvimento econômico e promoções de investimentos atraem até três vezes mais indústrias e empregos.

Dessa forma, o Pmai visa atender de forma individual e personalizada cada cidade paranaense que entrar no programa. Além de garantir a segurança do investidor, o programa auxilia na melhoria do ambiente de negócios do município e na sua gestão, tornando-o mais atrativo e eficiente, acrescenta.