Professora da Unicentro dá dicas de literatura na internet

O projeto “Trollendo”, que inclui um canal no Youtube e um blog, tem vídeos publicados semanalmente com dicas para os vestibulandos nas áreas de literatura e de redação

A professora Nincia Cecília Ribas Borges Teixeira, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), coordena o projeto de extensão Trollendo, que busca ajudar os vestibulandos que não têm acesso a um cursinho preparatório. As atividades começaram no mês de março, e todos os livros da prova da Unicentro já foram comentados; as dicas de redação começam nesta semana.

Para a coordenadora, a internet é uma ferramenta educacional importante e uma forma acessível de levar o conhecimento em uma linguagem dinâmica. Eu sempre recebo recados dizendo que os vídeos ajudaram na compreensão durante a leitura, explica Teixeira, que também publica resenhas e slides para estudos no blog Trollendo Dicas de Literatura.

Apesar de por enquanto contemplar apenas o vestibular da Unicentro, a tendência é que o projeto se expanda e abranja, também, o processo de seleção da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de outras universidades do Brasil.

O público é principalmente quem está nas regiões mais longínquas, que não pode vir à cidade frequentar um cursinho preparatório. Pelo menos na área da literatura e da redação [com a professora Márcia Costa] pode haver uma igualdade, acredita a coordenadora.

Todos os livros da prova da Unicentro já foram comentados no canal (Reprodução)

YOUTUBE

Apesar de ter um aspecto descontraído, Teixeira ressalta que busca dar um viés acadêmico para as dicas nos vídeos, se diferenciando assim da maioria dos booktubers, os youtubers que falam sobre livros. Muitos sites que dão dicas não condizem com o real. Alguns são alunos que não têm um olhar de um professor sobre a obra, pontua.

E daí vem o nome Trollendo, que é uma junção da palavra trollando, que na linguagem virtual significa fazer uma piada ou brincadeira, com a leitura. Então, nas palavras de Teixeira, você trolla com conhecimento.

FEEDBACK

O canal de vídeos possui atualmente 460 inscritos e os vídeos têm em média 400 visualizações. Em quase cinco meses de atividades, o Trollendo já teve mais de sete mil interações.

Como é um canal que é de conhecimento, que não teve nenhuma publicidade paga, as visualizações ultrapassaram as expectativas, conta Teixeira.

Para a coordenadora, a internet é uma ferramenta educacional importante

DICAS

A professora ressalta que durante a leitura dos livros é fundamental captar a temática e o olhar sobre o narrador, voltando-se para aquele que nos conta a história. Dessa forma, os vídeos buscam dar uma ideia geral sobre os pontos-chave de cada obra.

Em ‘Várias Histórias’ [livro de Machado de Assis], fizemos uma seleção dos contos que são mais conhecidos, e a partir daí trabalhamos com a temática, conta.

SERVIÇO

No vestibular da Unicentro, a parte de literatura é composta por cinco questões que ajudam na formação da nota da prova de língua portuguesa. Teixeira acredita que acompanhando as dicas e lendo os livros, o desempenho tende a ser bom.

Você pode ter acesso às publicações do projeto Trollendo no Youtube e através do blog.

*******Um dos vídeos do canal