Cotidiano

Procon de Guarapuava registra mais de 300 atendimentos em dez dias

O número chama a atenção, pois houve aumento de 25% na demanda em comparação ao mesmo período do ano passado
Coordenador do Procon Guarapuava, Paulo Lima (Foto: Ilustrativa/Arquivo/Correio)

Mais de 300 orientações. Esse é o número de atendimentos realizados nos dez primeiros dias de funcionamento do Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) em 2018. O número chama a atenção, pois houve aumento de 25% na demanda em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em 2017, o Relatório Anual de Atendimentos registrou 6.201 orientações nas áreas de alimentos, assuntos financeiros, consórcio, fiscalização, habitação, produtos, saúde, serviços e outros. Já em 2016, foram 6.060 orientações, aumento de 141 atendimentos. "O órgão é responsável por registrar reclamações formais, além de realizar inspeções em estabelecimentos comerciais, de ensino, agências bancárias e prestadores de serviços", enumerou o coordenador do Procon Guarapuava, Paulo Lima.

O relatório de 2017 também apontou que o maior número de reclamações foi na área de serviços, somando 3.785 reclamações. Praticamente 80% eram sobre a deficiência no serviço de telefonia, envolvendo qualidade do sinal, interrupção, planos implantados sem solicitação, sumiço de créditos, entre outras. O segundo lugar ficou com a área de assuntos financeiros, totalizando 2.034 reclamações, nas quais se destacam os cartões de crédito, cobranças indevidas, venda casada de produtos e serviços oferecidos pelos bancos.

Na terceira posição do ranking de reclamações, vem a área de produtos com um total de 728 reclamações. "Nessa área, a maior demanda está nos produtos que apresentam defeito e que infelizmente hoje não contamos com assistência técnica autorizada na cidade. Por não possuir as autorizadas, geralmente quando qualquer produto apresenta defeito, os consumidores recorrem ao Procon para ter acesso a esse serviço", esclarece Paulo Lima, avisando que os consumidores que tiverem alguma reclamação pode ir até a sede do Procon ou usar os serviços do Procon Itinerante.

DOCUMENTOS

O consumidor deve apresentar documentos pessoais e nota do produto, protocolo de atendimento, boleto ou qualquer registro que comprove vínculo com a empresa fornecedora.

O Procon de Guarapuava funciona das 9 às 17h (sem intervalo para o almoço), no prédio do antigo Fórum Estadual, localizado na rua Capitão Frederico Virmond, 1.913, Centro. O telefone do Procon é (42) 3621-4592.

 

******RANKING DE RECLAMAÇÕES 2016/2017

2016

Serviços: 3.387

Assuntos financeiros: 1.576

Produtos: 998

2017

Serviços: 3.496

Assuntos financeiros: 1.881

Produtos: 728