Prefeito de Palmital participa de encontro em busca de investimentos e geração de emprego

O prefeito José Roberto Ronqui participou de um encontro promovido pela Investe São Paulo

Com intuito de buscar alternativas para a geração de empregos e atrair investimentos para Palmital, o prefeito José Roberto Ronqui esteve na cidade de Marília (SP), onde participou de um encontro promovido pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, Investe São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. O evento contou com a presença de prefeitos, vereadores e servidores públicos de diversos municípios da região administrativa de Marília, além de empresários com projetos de expansão de investimento em seus negócios.

O evento foi aberto pela gerente administrativa do Investe SP, Márcia Papa Garcia, que saudou a todos os presentes e explanou o objetivo do encontro. Márcia ainda falou sobre as ações do Governo do Estado de São Paulo para fomentar o desenvolvimento. O Secretário Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento, Cássio Luiz Pinto Júnior, estava representando o Prefeito de Marília Daniel Alonso, que não pode comparecer em razão de um compromisso na capital federal. O Secretário agradeceu a presença de todos e também a iniciativa do Investe SP por trazer seus serviços para a região de Marília.

O Prefeito Ronqui foi convidado a fazer uso da palavra representando os prefeitos de todos os municípios da região. O chefe do executivo destacou a importância de uma união para buscar alternativas para a geração de empregos nas cidades e que o momento é propício, já que enfrentamos uma crise econômica. Ronqui ainda falou sobre os aspectos socioeconômicos de Palmital e da região.

O Deputado Federal Vinícius Camarinha fechou a parte dos discursos. O parlamentar representava o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Vice Governador de São Paulo Mário França, de quem é assessor especial na Secretaria. Vinícius dissertou sobre a importância de apoiar todos os segmentos econômicos apresentando oportunidades, como faz o Governo do Estado. Falou também sobre o valor do interior na economia do Estado, que se faz tão importante quanto às regiões metropolitanas.

Ao destacar a produção agrícola do interior, Vinícius citou Palmital, pelo cultivo da soja, do milho e da cana-de-açucar. Camarinha terminou afirmando que os programas do Governo do Estado que beneficiam nossa região serão mantidos mesmo após o desligamento do Governador Geraldo Alckmin em meados de abril, quando o Secretário e Vice-Governador Mário França deve assumir o Governo do Estado.

A parte das palestras teve início com um apanhado geral sobre os programas desenvolvidos pelo Investe SP. O tema foi apresentado pelo analista de investimento Thiago Messena, que começou explanando a missão e objetivo da agência. Em seguida, falou sobre o PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação, que apoia e orienta os empresários para que consigam vender seus produtos em outros países. O analista ainda descreveu o programa de apoio aos municípios, que podem receber orientações e capacitação gratuitamente para atração de investimentos para o município, além da disponibilização de serviço para contato entre a prefeitura e potenciais investidores por meio do site da Investe SP.

O evento continuou com a palestra do Analista de Mercado Daniel Dornelli, que apresentou o Chega Mais, programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), com objetivo de auxiliar empresas recém abertas ou com ideal de expansão a aumentarem a longevidade. O analista explicou que a iniciativa orienta os empresários no enfrentamento de desafios, oferecendo capacitação gratuita nas áreas de marketing, logística, gestão de pessoas, entre outras.

Dando seguimento ao encontro, o Deputado Vinícius Camarinha retorna para falar sobre capital humano e explica sobre a Univesp, programa que oferece cursos superiores à distância. O parlamentar apresentou a estrutura dos polos de apoio presencial e as opções de curso oferecidas pela iniciativa. Para finalizar o evento, foi apresentada a palestra sobre o IPT – Institutos de Pesquisas Tecnológicas, ministrada pelo coordenador do órgão Luiz Carlos Tanno. Ele explicou sobre o programa que o instituto mantém junto ao Governo do Estado para orientação dos municípios no enfrentamento de problemas e situações emergenciais.

Luiz mostrou os trabalhos do IPT realizados na região e apresentou a Plataforma IPT Pró-Municípios, que conecta os gestores públicos aos conhecimentos tecnológicos especializada do IPT. Segundo o palestrante, a ferramenta, que funciona por meio de portal na internet, auxilia as prefeituras nas tomadas de decisão técnica de forma ágil e rápida.

Ao término do evento, o Prefeito José Roberto Ronqui aproveitou a oportunidade para conversar com os consultores do Investe SP sobre oportunidades características na busca de alternativas para trazer empresas para Palmital, gerando emprego e investimentos na cidade. O chefe do executivo trocou contatos e solicitou uma visita do órgão no município.