Prefeito Cesar Filho integra comitiva do Estado em busca de tecnologia nos EUA

Nos últimos anos, a administração Cesar Silvestri Filho investe em novas tecnologias para aproximar a população dos serviços públicos e incentiva a inovação em busca de novos talentos

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, embarca neste sábado (23), junto com o governador Ratinho Junior, para os Estados Unidos em busca de soluções tecnológicas de Agrotech – inovações que vão desde o cultivo à logística de distribuição para o agronegócio, que poderão ser aplicadas no Paraná.

Nos últimos anos, a administração municipal investe em novas tecnologias para aproximar a população dos serviços públicos e incentiva a inovação em busca de novos talentos. O objetivo é estudarmos o melhor modelo para o Centro de Inovação Tecnológica que vamos construir em Guarapuava. Nosso foco é estruturar um polo de inovação para o agronegócio, enfatizou Cesar Filho.

Além do prefeito, a comitiva do governador também conta com a presença do empresário Odacir Antonelli e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur.

INTERINO

Na tarde desta quinta-feira (21), o prefeito de Guarapuava fez a transmissão do cargo ao vice-prefeito Itacir Vezzaro, que ficará à frente da administração municipal entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março.

CENTRO

Criado para estimular o crescimento e a competitividade das micro e pequenas empresas por meio do avanço tecnológico, o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) já está adiantado e tem servido de referência para o Estado e para o país.

O CIT será implantado na Cidade dos Lagos e, de acordo com o prefeito, será um modelo inédito de parceria privada. Junto com o empresário Odacir Antonelli e com apoio das universidades vamos concretizar mais esse projeto para o desenvolvimento da nossa cidade, explicou.

MISSÃO

O governador Ratinho Junior e os representantes do Paraná vão acompanhar uma missão comercial promovida pela StartSe, uma plataforma digital brasileira que conecta empresários e governos a startups e empresas americanas. Além do foco no agronegócio, está prevista reunião com uma empresa de tecnologia vocacionada para inclusão social em presídios.

Desde que assumiu o governo, Ratinho Junior tem dito que o objetivo da sua gestão é transformar o Paraná em um Estado inovador, inteligente e tecnológico. Estamos criando um ecossistema de inovação capaz de unir governo digital, desenvolvimento tecnológico na agricultura e fomento de startups. Seremos referência em produção de dados, que são a grande commodity do século 21, afirma.

Para isso, o governo pretende integrar o conhecimento científico das universidades estaduais, a produção tecnológica da Celepar e iniciativas da área privada. A viagem ao Vale do Silício também servirá para apresentar o Estado a possíveis parceiros internacionais.