Guarapuava, 24 de abril de 2019
#curta!

Em ‘Pancadaria – Por dentro do épico conflito Marvel vs. DC’, o jornalista americano Reed Tucker conta como iniciou a rivalidade entre as duas maiores editoras de quadrinhos do mundo pelo domínio do mercado de super-heróis

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São Paulo vs. Rio de Janeiro. Fla vs. Flu. Beatles vs. Rolling Stones. São embates famosos no universo de cidades, futebol e música. Há décadas (ou séculos), a rivalidade vem sendo alimentada pelos defensores de cada lado. Mas, no mundo dos quadrinhos, nada supera a disputa entre Marvel e DC.

De um lado, a casa que publica personagens como Homem-Aranha, Capitão América e Hulk (Marvel Comics); do outro, a editora do Superman, Batman e Mulher-Maravilha (DC Comics). Ambas ajudaram a estabelecer o gênero dos super-heróis no mercado norte-americano, exportando seus gibis para os quatro cantos do mundo. Ou seja, a “briga” entre marvetes e decenautas simplesmente se tornou universal nessa travessia entre os séculos 20 e 21.

Essa batalha, alternada entre altos e baixos – e algumas baixas - de ambos os lados, tem os melhores episódios das clássicas pancadarias que todo leitor de história em quadrinhos sonha ler, mas cujos bastidores desconhecia. Até agora.

Recém-lançado no Brasil por meio do selo Fábrica 231, com tradução de Guilherme Kroll, o livro “Pancadaria – Por dentro do épico conflito Marvel vs. DC” revela num texto fluido e delicioso como se iniciou essa rivalidade. O autor, Reed Tucker, jornalista americano especialista em entretenimento e cultura pop, ainda mostra como ambos os concorrentes se alimentam dela, inclusive estimulando a polarização de fãs, que brigam entre si – os marvetes e os decenautas – para ver qual universo de heróis é o melhor: Superman ou Thor? Liga da Justiça ou Vingadores? Batman ou Capitão América?

Capa da edição brasileira (Foto: Reprodução)

ENTREVISTAS

Baseando-se em entrevistas com grandes figuras do setor, Tucker conta uma instigante história, iniciada nos anos de 1930 quando a DC Comics (então National) era a poderosa do mercado de quadrinhos, com personagens como Super-Homem e Batman, dominando os corações e as mentes de crianças ansiosas pelas aventuras de seus heróis. Mas a editora, que sempre voou soberana, assim como seu herói kriptoniano, demorou a reagir quando Stan Lee, um pretenso romancista de meia-idade da quase falida Timely Comics, jogou sua última cartada: ele lançava, em 1961, ao lado de Jack Kirby, o número 1 de “Quarteto Fantástico”.

A nova proposta da Marvel, com uma linha de personagens que, antes de tudo, eram falíveis e humanos, ao contrário dos intocáveis heróis da DC, não só seduziu como ampliou a base de leitores, que passou a despertar o interesse de jovens adultos, com tramas mais complexas e instigantes. Era o início de uma batalha na qual ambas as editoras usariam o que fosse possível para estar no topo: roubos de ideias e talentos, uso de espiões e estímulo a guerra de preços.

HOJE

A disputa se mantém até hoje e foi ampliada com as duas editoras sendo absorvidas por grandes empresas do ramo de entretenimento - a DC pela Warner e a Marvel pela Disney – o que expandiu o universo dos quadrinhos de forma inacreditável, passando a movimentar não só o ramo de publicações mas um verdadeiro manancial de produtos licenciados, como brinquedos, jogos eletrônicos e adaptações para filmes e séries para TV e canais de streaming.

Quem venceu a batalha? “Pancadaria” mostra que a Marvel ainda continua na dianteira. Mas isso não importa. Afinal, ambas as editoras podem perder o que têm de mais único - suas ideias, seus mitos, suas criações - tragado pelo burocrático e nada inovador mundo das grandes corporações.

De um lado, heróis da DC (à esquerda); do outro, Marvel (Foto: Reprodução)

AUTOR

Reed Tucker é escritor e jornalista freelance, mora no Brooklyn e é graduado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Ele escreve principalmente sobre cultura pop e entretenimento, e seu trabalho é publicado no New York Post, na Esquire, Fortune e USA Today, entre outros.

SERVIÇO

O livro “Pancadaria – Por dentro do épico conflito Marvel vs. DC” (336 pp., 16x23 cm) pode ser adquirido nos sites de livrarias e lojas especializadas, ao preço de R$ 44,90 (em média).

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