PL que proíbe o uso de veículos de tração animal será votado hoje (18)

A proposta é do vereador Dognei (PDT) em conjunto com outros parlamentares. Proposição já foi discutida em audiência pública

Após uma audiência pública e a tramitação nas comissões da Câmara de Vereadores, o projeto de lei que busca proibir o uso de veículos de tração animal na área urbana da terra do lobo bravo será votado nesta segunda-feira (18).

Proposto pelo vereador Dognei (PDT) em conjunto com outros parlamentares, o PL causou polêmica e encontra resistência da Casa de Leis.

O edil Dedo (PSB), durante a reunião realizada no dia 6 de dezembro do ano passado, ressaltou que é contra maus-tratos contra animais, mas afirmou que se preocupa com as pessoas que usam esses veículos no trabalho – caso dos carroceiros.

Essa semana mesmo eu estava falando com um carroceiro. Ele me disse: ‘olha, se tirar esse animal… eu tenho cinco filhos, quem que vai cuidar dos meus filhos?’, relatou no plenário.

Já para o autor do PL, não há mais justificativa para manter esse tipo de transporte na área urbana do município. Entre os problemas acarretados por isso, argumenta Dognei, está a inadequação ao trânsito, que aumenta o risco de acidentes, e, claro, a exploração animal.

Tanto sofrimento e maus-tratos em relação a eles [animais] que são explorados até a total exaustão. Depois que não tem mais serventia, são jogados em vias públicas e descartados como lixo para morrer sem o mínimo de dignidade, afirmou o vereador.

Segundo o texto proposto (leia na íntegra CLICANDO AQUI), ficam excluídos da proibição os animais que são empregados pelo Exército Brasileiro, pelas polícias Militar e Civil em qualquer situação e o uso de animais em atividades desportivas, cívicas e religiosas.

O PL n° 63/2018 será o único projeto discutido na sessão desta segunda-feira da Câmara de Vereadores (rua Pedro Alves, 431), que começa às 18h.