Pitanga recebeu a 11ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social

De acordo com a assessoria da Prefeitura, essas conferências são ‘espaços amplos de discussão e articulação coletivas’, buscando reunir o governo e a sociedade civil para debater as demandas em políticas públicas

A Prefeitura de Pitanga (a 80 km de Guarapuava) realizou nesta terça-feira (20) a 11ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social. Com ampla participação da comunidade pitanguense, as discussões reuniram propostas de âmbito local, estadual e federal.

As atividades foram focadas em três eixos: assistência social como direito do cidadão e dever do Estado; política pública tem que ter financiamento público; e a participação popular garante a democracia e o controle social.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, a conferência contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Lucimar Camilo, e de outros membros do governo, além de representantes de comunidades urbanas e rurais, e de entidades e instituições que possuem atuação na área.

As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas entorno de propostas e estratégias de organização, apontou a assessoria, ressaltando que as atividades reuniram o governo e a sociedade civil organizada para debater e decidir novas políticas públicas para a área.

Dessa forma, a expectativa é que através do debate promovido pelo evento sejam determinadas metas e prioridades em determinados assuntos, além de abrir um espaço importante de troca de experiência.

Ao final das atividades, cada eixo de estudo apresentou cinco propostas de âmbito municipal, uma proposta de âmbito estadual e uma de âmbito federal.

AMAMENTAÇÃO

A administração municipal de Pitanga realizará nesta sexta-feira (23) uma atividade alusiva à campanha do Agosto Dourado, que busca conscientizar a população sobre a importância da amamentação nos primeiros nos primeiros anos de vida dos bebês.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como intuito reunir mãe, gestantes e apoiadores do aleitamento materno no Centro Cultural Alexandre Buchmann a partir das 13h.

A programação do dia conta com uma ação voltada ao fortalecimento dos vínculos maternos durante o aleitamento, a apresentação de técnicas e posições adequadas para amamentação, e a realização do 2ª mamaço. Também haverá sorteio de brindes.