Pinhão começa a ser ‘senhor de si’, diz prefeito

Em entrevista exclusiva ao CORREIO, Odir Gotardo faz um balanço de sua gestão à frente do município, projeta as ações para o próximo ano e destaca a contribuição coletiva dos pinhãoenses para o desenvolvimento da cidade

O prefeito de Pinhão, Odir Gotardo, é enfático ao dizer que seus dois primeiros anos à frente da administração foram importantes para uma estruturação da gestão. Dessa forma, 2019 e o próximo ano serão marcados pela consolidação dessas iniciativas que terão impacto na comunidade. 

Em entrevista exclusiva ao CORREIO, ele ressalta que num primeiro momento foi necessário dominar um pouco mais da estrutura pública, estabelecer relações com os governos estadual e federal, além de se aproximar de lideranças. 

Eu acredito que neste ano de 2019 já se executou bastante coisa, e 2020 é o ano de consolidar. Todas essas iniciativas, essas ações, estão em fase de consolidação, diz Gotardo, citando parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fundamental para a estruturação da atividades econômicas, e com a associação comercial do município como pontos importantes. 

Nós também estruturamos uma parte das novas atividades de transformação através das nossas Agroindústrias Familiares, destacando que houve um grande aumento no número desses espaços em Pinhão nos últimos anos. 

FOCO

Pensando na continuidade dos trabalhos, Gotardo projeta investimentos significativos nos perímetros urbano e rural do município. Nesse sentido, a tendência é que sejam feitas obras de pavimentação e estruturação dos espaços públicos.

A regularização fundiária urbana, de acordo com o prefeito, é uma das demandas importantes que Pinhão possui, já que cerca de 75% dos imóveis não têm titulação. Estamos numa perspectiva de regularização desses loteamentos, diz. 

EMPREGO

Dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao mês de outubro, mostram uma evolução na geração de postos de trabalho formal. O saldo foi de 19 novas vagas, com 91 admissões contra 72 demissões – uma variação positiva de 0,71%. 

Nesse sentido, Gotardo prevê um 2020 positivo economicamente para o município de Pinhão. Ele cita a produção de batata, que é a segunda atividade econômica agrícola de maior impacto na cidade, como um ponto positivo. 

É demandante de mão de obra disponível, e essa produção tem se intensificado, afirma o prefeito, destacando também o desempenho da erva-mate e a ida de novas empresas de prestação de serviço para Pinhão. 

O município oferece todas as condições para a instalação e a permanência delas aqui, mas a gente sempre cobra, em contrapartida, que se dê prioridade para contratações locais, projetando uma grande oferta de empregos formais nos próximos meses. 

Para o prefeito, além de aumentar do ponto de vista quantitativo, as oportunidades em Pinhão vêm ganhando também em qualidade.

MENSAGEM 

Dirigindo-se à população pinhãoense, o prefeito Odir Gotardo ressalta que, com seus 55 anos completados neste domingo (15), o município começa a ser senhor de si, já que acumulou experiências, superou obstáculos e está construindo seu destino. 

Tudo isso é uma construção ao longo dessa história, diz, citando a contribuição de gestores, empresários e, claro, da comunidade nesse processo.

Se hoje nós alcançamos essa situação, é porque ao longo desses anos muitas cabeças pensaram e muitas mãos executaram, finaliza.