Economia

Paraná está na contramão da crise, diz líder empresarial

Durante evento em Guarapuava, empresários citaram as principais ações do Estado na cidade e região e ressaltaram a importância do ajuste fiscal feito pelo governo estadual
Cerca de 250 pessoas participaram do encontro (Foto: Assessoria)

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig), Rudival Kasczuk, afirmou nesta quarta-feira (11) que o governo do Paraná se antecipou e se reorganizou para enfrentar as dificuldades econômicas e, por isso, não está passando por situação financeira tão complicada. Ele participou do encontro do governador Beto Richa com empresários e lideranças locais, que reuniu cerca de 250 pessoas na "terra do lobo bravo".

“O Paraná está na contramão da crise”, afirmou Kasczuk. “Participamos sempre de eventos em outros estados e a reclamação é grande”, destacou ele. O empresário também evidenciou os investimentos feitos pelo governo no município de Guarapuava e região, que somam R$ 1,45 bilhão desde 2011. “Temos sido prestigiados com investimentos e ações fundamentais do Estado. A parceria e o bom relacionamento com o governo são essenciais”, disse Kasczuk.

Para o empresário Claudinei Pereira, do ramo imobiliário, os investimentos do Estado fazem a diferença na cidade. “Acho que o governo resgata uma dívida com Guarapuava. Hoje se sente a presença do governo estadual no município. Vemos um cenário muito bom de investimentos e acredito, realmente, que em virtude disso os próximos cinco ou dez anos, serão melhores para a população”, disse Pereira.

O esforço do governo estadual para equilibrar suas contas e ampliar os investimentos, bem como o trabalho conjunto com a sociedade, foram ressaltados pelo empresário Adriano Rosseti, do setor de combustíveis. “Vimos a apresentação de números motivadores, de redução de despesas públicas, um estado cada vez mais leve, com possibilidade de fazer investimentos importantes, especialmente na nossa região, que há tantos anos estava carente de parcerias”, afirmou. “Parcerias não só com o governo, mas múltiplas, pactos entre os políticos que nos representam. Hoje se fundem numa visão maior, pensando em toda a região, para trazer ao cidadão melhor expectativa”, disse ele.

Governador (centro, de camisa branca) recebeu prefeitos

TRANSPARÊNCIA

Na reunião, o governador Beto Richa apresentou a situação fiscal do Estado e fez um balanço das ações realizadas em todo o Paraná. “Mostramos os números que o Paraná apresenta hoje, os indicadores econômicos e sociais, a situação em cada uma das áreas da administração”, disse Richa. “É uma boa prática de gestão, com transparência, ouvindo a população e dando espaço para reivindicações, apresentação de sugestões, ideias e propostas”, afirmou.

Ele destacou as principais obras do governo do Estado em Guarapuava, como o Hospital Regional e o Centro Regional de Especialidades Médicas, ambas em andamento, além de pavimentação asfáltica, reforço de policiais e de viaturas e os investimentos em saneamento, que chegam a R$ 96 milhões. “Hoje o município tem índices de primeiro mundo”, disse o governador.

Na área da infraestrutura, Richa ressaltou as duplicações das rodovias no entorno de Guarapuava, a trincheira no entroncamento da BR 277 com a PR 364 – rodovia, entre os distritos de Guará, em Guarapuava, a Góes Artigas, em Inácio Martins, que foi pavimentada.