‘Pantera Negra’ é primeiro filme solo de herói criado nos anos de 1960 pela Marvel

Primeira produção da Marvel Studios estrelada e dirigida por negros, ‘Pantera Negra’ é a estreia do personagem dos quadrinhos em sua aventura solo na telona. O filme está programado para esta quinta-feira (15), em Guarapuava

Da direção ao elenco, Pantera Negra é um filme que abre espaço para a diversidade. Os protagonistas e o diretor Ryan Coogler (de Creed: Nascido para Lutar) são afro-americanos, marcando dessa forma uma proposta de cinema feito e encarnado por artistas negros. Pudera, o tema dessa produção hollywoodiana é justamente um super-herói negro, que vive em um país africano, Wakanda.

Se não chega a ter o mesmo teor político do Blaxploitation – movimento cinematográfico norte-americano que surgiu nos anos de 1970, com grande destaque para atores negros -, a investida da Marvel Studios é digna de nota. Afinal, trata-se da adaptação do universo do primeiro herói negro surgido na indústria de quadrinhos dos Estados Unidos, em 1966 – dois meses antes da fundação do Partido das Panteras Negras.

Apesar de ter sido criado por dois homens brancos (Stan Lee e Jack Kirby), o Pantera Negra (T'Challa, seu alter-ego) fez história ao protagonizar uma série que se passava em Wakanda, um fictício país africano altamente desenvolvido. Dotado de força e aparato tecnológico, Pantera é um cientista inteligente.

Em sua primeira aventura nos quadrinhos da Marvel (a mesma que publica até hoje o Homem-Aranha), o personagem africano encarou e quase venceu o Quarteto Fantástico. Naquela época, os quatro (Coisa, Tocha Humana, Senhor Fantástico e Mulher Invisível) eram os principais personagens da editora.

No cinema, Pantera Negra fez uma ponta em Capitão América: Guerra Civil (2016). Mas agora chegou a vez de sua aventura solo, cuja estreia nacional em Guarapuava é nesta quinta-feira (15).

O filme de Ryan Coogler se passa em Wakanda, para onde o T'Challa (Chadwick Boseman) retorna após a morte do rei T'Chaka (John Kani).

O príncipe será coroado, em cerimônia com as cinco tribos que compõem o reino. Mas uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Laetitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha.

Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

PRIMEIRO

Nos quadrinhos norte-americanos, Pantera Negra foi o primeiro herói negro de uma major. No entanto, no cinema a honra coube ao meio-vampiro Blade (Wesley Snipes), no filme homônimo de 1998. Pelo menos, entre os personagens da Marvel Comics.

Se não foi um pioneiro, o mérito de Pantera Negra é outro: primeira superprodução da Marvel Studios escrita, dirigida, protagonizada e com equipe formada predominantemente por negros.

VINGADORES

A próxima aparição cinematográfica do Pantera Negra deve ser em Vingadores: Guerra Infinita, que estreia em 26 de abril.

SERVIÇO

Em Guarapuava, o filme Pantera Negra tem sessões às 16h15 (dublado); 19h e 21h40 (legendado). Os ingressos custam R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia).