Ônibus Lilás atende mulheres na região de Guarapuava

Unidade móvel da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho leva serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas

As unidades móveis de atendimento itinerante à mulher em situação de violência, mais conhecidas como Ônibus Lilás, vistam dez municípios do Estado durante o mês de março. O veículo leva serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher às localidades mais distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

Por exemplo, na região de Guarapuava, o projeto passa por Pinhão em 28 de fevereiro; 1º e 2 de março. Em seguida, em Pitanga e Barra Bonita, nos dias 10 e 11 de março.

O programa é desenvolvido pela Diretoria dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e oferece orientação sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, orientação jurídica e assistência social para mulheres.

São veículos preparados com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, de modo a garantir a privacidade das mulheres, além de possuir espaço voltado para palestras de sensibilização e informação sobre a violência e os direitos das mulheres.

Políticas públicas como o Ônibus Lilás são importantes para prevenção e enfrentamento da violência. Essa trabalho contínuo de levar informações às mulheres é muito importante nesse processo, destaca a diretora Goretti Bussollo.

AGRESSÃO

Segundo a Lei Maria da Penha, agressão não é apenas aquela que deixa marcas físicas. Embora a violência física e o abuso sexual sejam mais evidentes, outros tipos de violência também causam sofrimento e podem ser punidos.

A legislação também condena casos de violência emocional ou psicológica, como xingar, humilhar, ameaçar, fazer a mulher acreditar que está ficando louca e controlar tudo o que ela faz; patrimonial, como controlar ou tirar o dinheiro da mulher ou destruir seus objetos; e moral, que consiste em humilhar a vítima publicamente e expor sua vida íntima.

CALENDÁRIO

Confira o calendário do Ônibus Lilás para o mês de março. O endereço em cada cidade consta no site (CLIQUE AQUI).

Em Pinhão, dias 28/02 e 1º e 2/03; Curitiba – 08/03 (Calçadão da Rua XV, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher); Pitanga – 10/03; Pitanga/Barra Bonita -11/03; Cambira – 13/03; Marilândia do Sul – 15/03; Nova Esperança – 18/03; Inajá – 19/03; Tijucas do Sul – 20/03; Arapoti – 21 e 22/03; e Paiçandu – 24 e 25/03.