Oitava edição do Fuca quer integração regional da cena musical

Com lançamento oficial nesta semana, a 8ª edição do Festival Universitário da Canção (Fuca) já tem data para ocorrer em Guarapuava: 26, 27 e 28 de setembro deste ano, com R$ 8 mil em prêmios

Integração regional. Esta é a grande novidade da oitava edição do Festival Universitário da Canção (Fuca), cuja data de realização será em 26, 27 e 28 de setembro deste ano, no auditório Francisco Contini da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava.

Segundo o diretor administrativo da rádio Unicentro Entre Rios FM, Danny Jessé Nascimento, a edição 2018 pretende integrar com mais intensidade o campus Irati da instituição, premiando os melhores talentos do Canta Aí – festival realizado na cidade vizinha. Além dos competidores do nosso Fuca, terão os competidores de Irati que vão cantar na final, disse, durante o lançamento do festival na última quarta-feira (6).

Assim, ao invés do tradicional número de 20 finalistas na grande noite do próximo dia 28 de setembro, serão 22 candidatos, ou seja, com o acréscimo de dois cantores revelados em Irati.

Do mesmo modo que nos anos anteriores, 40 candidatos serão divididos em duas noites de seletivas nas categorias de Interpretação e Composição, tendo como objetivo classificar os 20 melhores para a grande final, na terceira noite. Em jogo, R$ 8 mil em prêmios, incluindo os primeiros lugares de cada categoria e o voto da plateia. Mantém o mesmo valor, explicou Nascimento.

Ele destacou ainda que o festival tem crescido a cada ano, despertando o interesse dos músicos. O diretor afirmou que a expectativa é superar os 120 inscritos de 2017. A gente quer pelo menos manter essa média. Mas acredito que será superado, pois todo ano ele [Fuca] extrapola esse formato, explicando que existe uma pré-seleção para escolher os 40 nomes que se apresentarão nas duas noites classificatórias.

No caso de Interpretação, a inscrição é restrita à comunidade universitária de todas as instituições do país; e, em Composição, todos os músicos podem se candidatar.

O período de inscrição se inicia em 30 de julho, no site oficial do Fuca.

Reitor da Unicentro (dir.) destacou o alto nível dos participantes do Fuca

TRADIÇÃO

Na avaliação do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, o Fuca é um evento que se tornou tradicional na cena cultural da região porque é reconhecido e conhecido. Um festival que vem sendo organizado pela nossa universidade mesmo em contextos de dificuldades.

Neste ano, Bona destacou que o Fuca faz parte do Plano Anual de Cultura da Unicentro, que foi aprovado junto ao Ministério da Cultura. Com isso, a instituição pode captar recursos via Lei Rouanet para a produção do festival. É o primeiro ano que a gente consegue realizar o festival tendo uma tranquilidade maior do ponto de vista da execução financeira.

A Unicentro Entre Rios FM é correalizadora do evento. A rádio vive de música e cultura. A gente respira o Fuca, frisou o diretor.

NÍVEL

Desde a sua criação em 2011, o Fuca se consolidou como um celeiro de grandes talentos nas vozes e na criação musical. Durante o lançamento do Fuca 2018, dois desses artistas repetiram sua atuação no festival: a acadêmica Alana Juni e o professor Odinei Ramos.

A gente espera o ano todo para participar, principalmente porque acaba descobrindo novos talentos na universidade, que muitas vezes a gente nem conhecia. É um verdadeiro celeiro, disse Ramos, acrescentando que ele pretende retornar ao palco do Francisco Contini em 2018. No ano passado, ele conquistou o 2º lugar em Interpretação.

Músico experiente, o reitor Aldo Bona acredita que, desde a primeira edição do Fuca, o nível dos candidatos vem subindo. A nossa expectativa é de que possamos ter intérpretes cada vez melhores, tanto na categoria Composição quanto na Interpretação, o que dá sempre qualidade maior ao nosso Fuca.

Experiente no Fuca, Odinei Ramos pretende participar na edição deste ano

EXPANSÃO

Bona quer que o festival consiga atingir um alcance maior de público nas regiões de Guarapuava e Irati, superando os limites acadêmicos e conquistando a comunidade externa. É isso que consolida cada vez mais o nosso festival.

Aliás, o reitor revela que a Unicentro cogita futuramente ampliar a premiação do Fuca e também explorar eventualmente outros locais de realização, como é o caso do Teatro Municipal, um equipamento cultural recém-inaugurado em Guarapuava.