Número de emissões de 2.ª via rápida de RG supera 2018

No ano passado foram produzidos 70,6 mil Registros Gerais (RG), entre janeiro e setembro deste ano o número alcançou 110,9 mil, ou seja, 40,3 mil unidades a mais do que todo o ano de 2018

A Polícia Civil do Paraná já superou o número de segunda via rápida de carteira de identidade emitidas durante todo o ano de 2018 no Estado, somente nos nove primeiros meses deste ano. 

No ano passado foram produzidos 70,6 mil Registros Gerais (RG), e entre janeiro e setembro deste ano o número alcançou 110, 9 mil, ou seja, 40,3 mil unidades a mais do que todo o ano de 2018.

BENEFÍCIOS

O crescimento no uso desse serviço, que foi implantando em 2017, traz vários benefícios à população, avalia o delegado Marcus Michelotto. O cidadão ganha muito, pois ele não precisa sair de casa para pedir a segunda via. Depois é só ir buscar, diz o delegado.

Outro ponto positivo do serviço é a liberação de agenda nos postos do Instituto de Identificação do Paraná para os usuários que buscam fazer primeiras vias do RG, já que obrigatoriamente ele precisa passar por atendimento pessoalmente. 

O número é crescente em todo o Estado. As pessoas estão descobrindo a segunda via rápida e se dando conta de que não é necessário mais passar pelo atendimento pessoal, ressalta Michelotto.

TECNOLOGIA

O delegado ainda destaca que o próprio sistema da segunda via rápida do RG, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), informa ao usuário se ele tem condições de solicitar virtualmente o documento. Basta digitar o número do RG no campo da tela, que é acessado pelo link www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/.

(Foto: ANPr)

O acesso pode ser feito tanto pelo computador, quando pelo navegador do aparelho celular conectado à internet. A diferença é que o link para a 2ª via está no canto esquerdo da tela se o usuário acessar pelo computador e, na parte de cima se a navegação for pelo smartphone.

COMODIDADE 

O jornalista José Aparecido Alves solicitou recentemente a segunda via do documento pelo computador. O principal motivo da busca pelo serviço foi devido à deterioração da carteira de identidade. A minha carteira é muito antiga, de 1998, e é sempre uma necessidade a gente se atualizar, afirmou.

Alves fará a retirada do novo RG em um dos postos do Instituto de Identificação, no centro da Capital, que foi escolhido por ele já na solicitação. O aviso para a retirada será recebido via SMS no celular. É um avanço tecnológico, aconselho a todos que utilizem o serviço, disse o jornalista.

A entrega do documento é feita por autenticação biométrica, do próprio cidadão, no posto de identificação, garantindo a segurança do processo. A segunda via do RG custa R$ 30,47.