Novo reitor quer estreitar laços com a comunidade

O atual vice-reitor Osmar Ambrósio de Souza assumirá o cargo administrativo máximo da tradicional instituição de ensino superior, substituindo Aldo Nelson Bona (que fará parte do governo de Carlos Massa Ratinho Junior)

A partir do provável dia 1º de abril, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) terá um novo reitor. O atual vice-reitor Osmar Ambrósio de Souza assumirá o cargo administrativo máximo da tradicional instituição de ensino superior da região, substituindo Aldo Nelson Bona (que fará parte do governo de Carlos Massa Ratinho Junior no Paraná).

Na avaliação de Souza, não haverá mudança de rota na Unicentro, cuja sede da Reitoria fica no município de Guarapuava. Afinal, ele já trabalhava com Bona desde o início do presente mandato, compartilhando do mesmo plano de gestão para a universidade. Nos bastidores, eu venho trabalhando nesse projeto encabeçado pelo Aldo [Nelson Bona]. E como eu vou assumir um mandato complementar, então cabe a nós dar continuidade a tudo aquilo que foi pensado, discutido, planejado… e encerrar o mandato, afirma o novo reitor, durante visita ao CORREIO.

A única diferença é que Souza pretende acrescentar um pouco de sal, segundo ele mesmo diz, na relação entre a instituição e a comunidade. Que o pesquisador passe a enxergar um problema da rua, um problema da cidade, um problema local, diz, explicando que, numa instituição de ensino superior, o professor tem um perfil voltado para a sala de aula e para a pesquisa em laboratórios. A Unicentro produz trabalhos reconhecidos e artigos científicos.

EXPANSÃO

O novo reitor aponta que algumas áreas de conhecimento conseguem se aproximar mais da comunidade. Mas ele acredita que isso precisa ser expandido, principalmente num momento em que o governo estadual cobra isso das universidades públicas.

Por isso, Souza está em visita a entidades de Guarapuava para estreitar os laços com a sociedade e captar ideias. Construir caminhos para esse diálogo, afirma, destacando isso como uma meta a ser alcançada. Aliás, o professor diz que essa forma de trabalho já fazia parte do programa montado junto com Aldo Bona há quase quatro anos.

Ainda mais porque as universidades estaduais do Paraná estão localizadas no interior, favorecendo a vocação regional, ou seja, o estímulo para contribuir com o desenvolvimento local.

Campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

PROCESSO

Com a ida de Aldo Nelson Bona para um dos escalões do governo estadual comandado pelo Ratinho Junior, o vice Osmar Ambrósio de Souza deve assumir o cargo de reitor na data provável de 1º de abril deste ano; porém, na prática, ele já trabalha na função desde janeiro de 2019. A posse deve ocorrer no dia 5 de abril, em uma cerimônia simples.

A atual gestão finalizará seu trabalho no dia 17 de fevereiro de 2020. Inclusive, no segundo semestre de 2019 devem ocorrer as eleições para a escolha do novo reitor e do vice-reitor da Unicentro.

Por enquanto, Souza não sabe se apresentará seu nome para concorrer ao posto máximo da universidade.