‘Não tenho dúvidas que esse histórico é positivo’, diz deputado sobre carreira

O CORREIO dá continuidade à série especial de entrevistas com os deputados estaduais que representam a região de Guarapuava. A segunda delas é com Artagão Junior (PSB), que recentemente tomou posse em seu 5º mandato

O deputado estadual Artagão Júnior (PSB) está atualmente em seu quinto mandato, e o resultado das últimas eleições mostrou como a sua representatividade está diluída nos municípios da região de Guarapuava. No total, os 57.385 votos fizeram do peessebista o 15° parlamentar mais bem votado do Paraná.

Ao CORREIO, Artagão explica que vê como muito positivo o seu desempenho no último pleito, já que conseguiu uma votação expressiva e relevante. Foi uma votação atípica, com sentimento de renovação e mudança muito fortes. O fato de termos sido reconduzidos com uma votação expressiva demonstra que o nosso trabalho foi aprovado, diz.

Nesse sentido, o deputado acredita que conseguiu atender demandas importantes em Guarapuava e região em seu último mandato, canalizando recursos e aprovando projetos que, a seu ver, trarão grandes perspectivas para a população.

Uma das grandes obras é o Hospital Regional, cujo investimento gira em torno de R$ 50 milhões. A obra está praticamente finalizada, dependendo tão somente agora dos equipamentos para começar a funcionar, aponta Artagão, acrescentando que o município possui uma grande carência nessa área, já que possui apenas duas unidades hospitalares em funcionamento atualmente. Já tivemos cinco, lembra.

O parlamentar também cita a vinda do Centro de Especialidades e a duplicação do trecho urbano da BR 277 como grandes obras que beneficiarão a região. Certamente foi um trabalho e muito projetos, com resultados efetivamente realizados e que precisam ser mantidos.

A seguir, os principais trechos da entrevista.

Ao CORREIO, Artagão explica que vê como muito positivo o seu desempenho no último pleito, já que conseguiu uma votação expressiva e relevante (Foto: Divulgação)

Como o senhor avalia a sua trajetória na política até o momento?

São 16 anos completos de representação política como deputado estadual, de legislador e de fiscalizador. Não tenho dúvida que esse histórico é positivo. A nossa atuação tem sido reconhecida pelos municípios e pela população paranaense. Eu fico muito satisfeito, porque ela é feita com muito empenho, com muita dedicação, muitas vezes até com sacrifício pessoal.

Como o senhor descreve o seu trabalho como secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, durante a gestão do ex-governador Beto Richa?

A Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju) nos trouxe mais conhecimento, a visão do outro lado do balcão. A função do Poder Executivo, na função de ordenar despesas, ela ampliou a visão e nos trouxe sem dúvida alguma um conhecimento maior não só do ponto de vista da capacidade de administração pública, mas também do próprio Paraná como um todo. Alcançamos resultados importantes. Avançamos na geração de emprego, estruturamos os escritórios regionais, as agências do trabalhador, veículos novos. Ainda temos o legado do ponto de vista dos Direitos Humanos, com as políticas públicas de proteção aos segmentos marginalizados, as estruturas do Procon e a feira de serviços Paraná Cidadão levada aos quatro cantos do estado.

Como o senhor vê a ascensão de candidatos eleitos pela pauta da Segurança Pública?

A cada eleição nós temos pautas que se destacam. Na última eleição nós tivemos um destaque muito relevante pra questão da Segurança Pública, até pelo protagonismo do então candidato e atual presidente Jair Bolsonaro. Os valores familiares, o aspecto da retomada da instituição da família também foi discutido neste último processo eleitoral. E são temas relevantes, né? Se eles foram debatidos é porque há um clamor da sociedade no sentido de melhorar esta área de atuação da administração pública.

As ações, os debates e discussões na Alep normalmente são iniciados através das lideranças partidárias. E, uma vez feito um primeiro debate, a discussão é estendida aos demais parlamentares. São discussões administrativas e de maior relevância. Então estar envolvido na liderança, sendo o vice-líder, faz com que tenhamos uma responsabilidade permanente nas discussões mais relevantes e uma participação decisiva nas questões da Alep

De quais bancadas o senhor irá participar neste novo mandato?

Eu tenho participação na bancada evangélica, até por ser membro da Igreja Adventista do 7º Dia. Temos a bancada do agronegócio que é algo que está muito próximo da nossa região, e que da qual nós também fazemos parte.

No seu ponto de vista, qual é a importância de Guarapuava no cenário estadual?

Guarapuava é uma cidade geograficamente muito bem localizada, no Centro do Paraná. Uma capital histórica, um município de imensa extensão territorial, e sem dúvida alguma tem para o Paraná uma posição de bastante relevância. Nós, durante bastante tempo, tivemos Guarapuava com certo antagonismo. Os prefeitos da cidade não tinham um alinhamento político com os governantes do Estado, e isso de alguma forma trouxe sequelas e atrasos. Nos últimos anos conseguimos reverter essa curva, construindo uma unidade, um entendimento entre as forças políticas, entre a administração municipal e os governadores. E, com certeza, foi extremamente positivo para a nossa cidade e para nossa região. Não tenho dúvida que Guarapuava ainda tem carências. Ainda precisamos avançar na geração de empregos, na questão da saúde pública, da própria segurança. Mas demos passos importantes em função de tudo isso que foi construído.

(Foto: Assessoria/Alep)

O senhor é vice-líder do PSB na Alep. Qual é a importância dessa posição?

As ações, os debates e discussões na Alep normalmente são iniciados através das lideranças partidárias. E, uma vez feito um primeiro debate, a discussão é estendida aos demais parlamentares. São discussões administrativas e de maior relevância. Então estar envolvido na liderança, sendo o vice-líder, faz com que tenhamos uma responsabilidade permanente nas discussões mais relevantes e uma participação decisiva nas questões da Alep.

Qual é a sua expectativa em relação do governo de Ratinho Júnior?

A minha expectativa em relação ao novo governo é positiva. Nós torcemos para que o governador Ratinho Junior faça um bom governo. Ele é o líder maior da política do Paraná neste momento. Sem dúvida, toda sua juventude, vontade de fazer e construir, podem ser bastante positivas para o Estado. Ele tem que ter equilíbrio, montar uma boa equipe, estar muito bem assessorado, pois governar um estado não é fácil, não é simples. Existem polêmicas, discussões relevantes, funcionalismo público sempre reivindicando ações, projetos, programas, benefícios. Ele tem nos chamado para conversar, a bancada do PSB, no sentido de nos aproximarmos e trabalharmos juntos pelo Paraná. Mas ainda não há nada definitivo sobre esta questão, a não ser a demonstração de boa vontade de todas as partes no sentido de construir um Paraná cada vez mais forte e com maior qualidade de vida para todos os paranaenses.