Nacional fatura returno e se classifica para a decisão da Taça FPF

A grande final põe frente a frente os times que conquistaram o 1º turno (Independente São Joseense) e o 2º turno (Nacional). O primeiro jogo do duelo deve ocorrer no próximo domingo (6), em São José dos Pinhais

O Nacional (de Rolândia) virou o jogo na edição 2019 da Taça FPF Sub-23. De uma campanha irregular no 1º turno aos 100% de aproveitamento no returno, conquistando assim a segunda vaga na grande final do certame.

Neste domingo (29 setembro), a equipe comandada pelo técnico Rafael Andrade venceu o Foz do Iguaçu (1 a 0, fora de casa) e chegou aos 12 pontos, terminando em 1º lugar o 2º turno da Taça FPF, na 1ª fase.

No outro jogo da última rodada, o Independente São Joseense perdeu para o Apucarana Sports (2 a 0, em casa) e terminou na vice-liderança, com 6 pontos.

Agora, na 2ª fase, o Nacional encara o São Joseense na grande final da Taça FPF. É que o representante de S.J. dos Pinhais faturou o 1º lugar do 1º turno, garantindo-se na final. Segundo o regulamento da competição, os vencedores do 1º e 2º turnos se classificam na disputa pelo caneco. Ou seja, São Joseense (campeão simbólico do 1º turno) e Nacional (do 2º turno).

E um detalhe: o guarapuavano Robson Nascimento é o goleiro titular da equipe de S.J. dos Pinhais. Campeão paranaense da Segunda Divisão em 2019 pelo PSTC Procopense, desde o início da Taça FPF o jovem arqueiro está atuando por empréstimo no Independente.

GERAL

Já na classificação geral, as equipes de Rolândia e São José dos Pinhais estão empatadas no número de pontos (16 pts para cada); mas, nos critérios de desempate, o Nacional está em 1º lugar.

O Batel, representante de Guarapuava na competição, terminou em 4º lugar o returno, com 4 pontos (uma vitória, um empate e duas derrotas). E, na classificação geral, o Rubro-Negro ficou na 5ª posição, com 5 pontos em oito jogos (uma vitória, dois empates e cinco derrotas).

DATAS

Até o início da tarde desta segunda-feira (30), a Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda não havia divulgado as datas da final entre Nacional e São Joseense. Segundo o regulamento, o campeão será conhecido após duas partidas, em sistema de ida/volta.

No entanto, a página oficial do Nacional nas redes sociais divulgou que o primeiro jogo será em 6 de outubro, em São José dos Pinhais; e o segundo em Rolândia, no dia 13 de outubro.

O regulamento prevê que o campeão será a equipe com maior número de pontos, considerando-se os resultados desses dois jogos. Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado como primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados pênaltis. Não há vantagem de gol marcado fora.

Lembrando também que o clube com melhor classificação geral no campeonato será contemplado com indicação da FPF para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2020.

Em resumo, conquistar o título da Taça FPF representa a possibilidade de calendário nacional no ano que vem para Nacional ou São Joseense, dependendo de quem conquistar o caneco paranaense.