Inspirada no Romantismo, ‘Noite na Taverna’ será no próximo sábado (21)

Marcado para um conhecido espaço cultural e gastronômico de Guarapuava, o objetivo do encontro é reunir os escritores da cidade e organizar uma noite regada a literatura e boemia, como era feito no século 19

O escritor paulista Álvares de Azevedo (1831-1852), ícone da segunda geração do Romantismo, ficou imortalizado na literatura brasileira com seu livro póstumo Noite na Taverna (1855), que chocou a sociedade da época por tratar de assuntos ainda considerados obscuros. O estilo de vida e a postura do escritor frente à arte, também, ainda são ecoados até hoje.

Tanto que, inspirados na boemia característica da segunda geração do Romantismo brasileiro, o coletivo Curucaca de Guarapuava organiza uma viagem para o século 19 em sua própria Noite na Taverna, onde serão compartilhados textos literários e interações entre os artistas.

A ideia é que a gente produza algo lá, mas estará aberto para que as pessoas levem suas obras já prontas para serem discutidas. É aberto para qualquer um, explica Beatriz Carazzai Pereira, integrante do coletivo.

ATIVIDADES

A partir das 20h do próximo sábado (21), no espaço cultural e gastronômico Ancoradouro, serão feitas declamações de poesias, apresentações musicais e produção coletiva de poemas pelos membros do Curucaca.

Serão produções inéditas, apresentadas e/ou feitas no próprio evento. Um texto será publicado para servir de base para os escritores, acrescenta ela.

Beatriz ainda ressalta que o Ancoradouro estará funcionando com comidas e bebidas.

Eu me encostei a aresta de um palácio. A visão desapareceu no escuro da janela e daí um canto se derramava. Não era só uma voz melodiosa: havia naquele cantar um como choro de frenesi, um como gemer de insânia: aquela voz era sombria como a do vento a noite nos cemitérios cantando a nênia das flores murchas da morte.

– Trecho de Noite na Taverna

FUTURO

Além do encontro, o Curucaca planeja mais algumas atividades nos próximos meses, como é o caso de um slam (espécie de duelo entre poetas, aos moldes da cultura urbana do hip-hop) e de workshops. Também planejamos fazer um zine com coletânea de obras só de mulheres do coletivo, para divulgar as escritoras da cena regional, explica.

SERVIÇO

A expectativa é que cerca de 20 artistas da região participem da Noite na Taverna de sábado (21), que é gratuito.

O Ancoradouro fica na rua Comendador Norberto, 758, bairro Santa Cruz. As atividades começam às 20h.