Inscrições para Desfile de Sete de Setembro se encerram no dia 20 de agosto

O município de Guarapuava se prepara para o tradicional evento de Sete de Setembro, quando se celebra a Independência do Brasil

Fanfarras, escolas, faculdades, grupos de escoteiros e público em geral. O burburinho pelo tradicional Desfile de Sete de Setembro já começou em Guarapuava. A menos de um mês do feriado da Independência do Brasil, a Prefeitura já começou os preparativos ao aguardado evento, que costuma reunir milhares de pessoas na rua XV de Novembro, espécie de sambódromo guarapuavano onde os participantes desfilam.

A diretora de Cultura, Rosevera Bernardim, conta que o desfile patriótico costuma reunir todas as escolas municipais (entre 36 e 37 unidades), escolas estaduais e privadas, faculdades, grupos de escoteiros; sem contar as fanfarras, que foram 14 no ano passado. Portanto, um verdadeiro desafio de logística. É um trabalho que precisa estudar e contemplar todo mundo.

Por isso, as inscrições se encerram já na próxima segunda-feira (20/agosto). Os organizadores precisam saber logo quais serão os participantes para organizar o croqui de entrada e seguimento do desfile.

Podem participar do desfile sindicatos, associações, escolas, sociedade civil e organizada. O formulário de inscrição já está disponível no site da Prefeitura de Guarapuava e deve ser preenchido com endereço do responsável ou da entidade, telefone, e-mail e documento de identificação. Além disso, é necessário informar o número total de participantes, podendo ser no máximo 50 pessoas.

O desfile cívico de sete de setembro será realizado pelas ruas Quintino Bocaiúva, Saldanha Marinho, Getúlio Vargas, Capitão Rocha, Vicente Machado, Senador Pinheiro Machado, rua Padre Chagas e XV de Novembro (no trecho entre as ruas Quintino Bocaiúva e Saldanha Marinho).

ESTRUTURA

Rosevera Bernardim adianta que a ideia é promover um desfile mais compacto em sua duração. Segundo ela, no dia 7 de setembro, às 8h, será feito o hasteamento das bandeiras; às 8h15, revista das tropas; e, às 8h30, tem início o desfile. Para, no máximo, terminar às 11h30, destacando que, em caso de tempo bom, o sol costuma incomodar o público na parte final do evento.

Inclusive, o desfile deve manter a mesma estrutura já consagrada, sem surpresas. Mas para 2019, quando Guarapuava completará 200 anos de história, a diretora quer organizar um desfile especial e comemorativo desse bicentenário.

TRADIÇÃO

Natural de Guarapuava, Rosevera Bernardim conta que, desde a sua infância, o Desfile de Sete de Setembro é uma tradição no município. Apesar de ter ficado fora do calendário em gestões passadas, o evento tem sido feito com regularidade nos últimos anos.

Inclusive, o desfile já teve campeonato de fanfarras. A decisão era justamente no dia 7 de setembro. O pessoal do palanque votava e fazia a escolha da fanfarra que se destacou, recorda a diretora.

Até hoje, a terra do lobo bravo mantém a tradição das fanfarras ligadas a instituições de ensino, como é o caso dos colégios Manoel Ribas e Carneiro Martins. Aliás, Bernardim não descarta no futuro o retorno desse tipo de competição entre as fanfarras do município.

E, segundo a diretora, o público guarapuavano costuma ser fiel ao desfile. O maior fluxo é na praça [9 de Dezembro], porque tem aquela elevação e o pessoal pode ficar sentado na grama. Mas todas as quadras ficam tomadas de pessoas. Felizmente, ainda é um evento que atrai o pessoal.

HISTÓRIA

O Desfile de Sete de Setembro não se resume apenas ao dia propriamente dito. Segundo Bernardim, é feito todo um trabalho de contextualização da data na rede municipal de ensino. Todas as escolas têm, em um dia da semana, o momento para cantar o Hino Nacional, o hino da cidade, o Hino da Independência, frisando que o desfile é o desfecho de todo um trabalho pedagógico.

A diretora de Cultura acrescenta ainda que as crianças vão sendo preparadas para, no futuro escolar, participarem de uma disciplina específica de história do Brasil.

Sem contar que o município dedica também sete dias, entre 1º e 7 de setembro, para a chamada Semana da Pátria. Nessa programação, está incluso o hasteamento da bandeira nacional todos os dias, incluindo os feriados (sábados e domingos).

SERVIÇO

Para realizar a inscrição e ter acesso ao regulamento do desfile é preciso acessar o site da Prefeitura de Guarapuava.