II Jornada de Ginecologia e Obstetrícia discute saúde da mulher em Guarapuava

O evento envolveu os participantes em palestras ministradas por profissionais da área e em discussões com a plateia

A saúde da mulher foi pauta da II Jornada de Ginecologia e Obstetrícia, evento promovido pela Associação de Obstetrícia e ginecologia do Paraná (Sogipa), nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro Universitário Campo Real. 

Durante os dois dias, médicos, enfermeiros  e profissionais de Ginecologia e Obstetrícia de Guarapuava reuniram-se para falar sobre as principais doenças que atingem as mulheres e os processos de tratamentos. 

É importante promover esse evento porque os profissionais de saúde precisam estar e sentir-se preparados, atualizados e qualificados ao prestar atendimento na área da saúde da mulher. Eventos como esse contribuem muito para a qualidade do atendimento prestado na saúde básica, afirmou a coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Sueli Ribeiro.

PARTICIPANTES

A jornada envolveu os participantes em palestras ministradas por profissionais da área e em discussões com a plateia. Os participantes puderam ouvir sobre temas como o enfrentamento do câncer, questões envolvendo gestação, sangramento uterino e mitos e verdades sobre o uso do Diu.

PROGRAMA NOSSA FAMÍLIA

Durante o evento, também foi apresentado o programa Nossa Família Guarapuava, uma inovação inédita em termos de planejamento no Estado. Esse programa é raro em todo país e Guarapuava é a primeira cidade do Paraná a ter esses métodos.

O programa visa, de maneira geral, o planejamento familiar, contando com métodos contraceptivos como métodos de barreira, contraceptivos de longa duração, métodos definitivos e métodos hormonais orais e injetáveis”, ressaltou o secretário de Saúde, Celso Góes. Mais informações sobre o programa serão divulgadas no lançamento oficial.