Guarapuava terá manifestação pró-Bolsonaro neste domingo (26)

Entre as pautas defendidas pelos manifestantes está o apoio à reforma da Previdência, ao pacote anticrime e à votação nominal da MP 870, que reorganiza os órgãos da Presidência

Manifestantes devem demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro e sair às ruas de Guarapuava na tarde deste domingo (26). O ato começa às 15h, na região central da terra do lobo bravo.

Entre as pautas defendidas está o apoio à votação nominal da Medida Provisória (MP) 870/2019, que dispõe sobre reorganização dos órgãos da Previdência da República e dos Ministérios, ao pacote anticrime e à reforma da Previdência.

A este CORREIO, Paulo Vier, presidente do Movimento Bolsonaro Guarapuava (MBG), afirmou que houve pouco tempo para a organização do ato, e que a divulgação ocorreu principalmente a partir de redes sociais e grupos no WhatsApp.

Temos o apoio de toda a equipe que trabalhou na campanha [durante as eleições de 2018]. Além disso, nos apoiam o Sindicato Rural, a Sociedade Rural, empresários e caminhoneiros de transportadoras, afirmou Vier.

A reunião dos manifestantes ocorrerá na Praça Cleve, e uma passeata até o Parque do Lago está sendo avaliada, acrescenta Paulo.

RURAL

Procurado, o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, afirmou que a entidade está ajudando com a divulgação do ato, mas não está encabeçando.

Botelho também ressaltou que não há um apoio formal, já que se trata de uma manifestação espontânea. Não estamos participando nem das reuniões.

EMPRESARIADO

Em nota encaminhada ao CORREIO, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) afirmou que não possui um posicionamento formalizado de apoio ou contrariedade à manifestação.

Porém, a entidade ressaltou que mantém a defesa de pautas que são importantes para a classe empresarial, como a aprovação da reforma da Previdência e a aprovação da Reforma Tributária.

A nota também aponta que a Acig é contra a retirada do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e contra o pagamento de aposentadorias aos ex-governadores do Paraná.

A entidade é contra a negociata que vem sendo feita no Congresso Nacional, que dialoga diretamente com a velha política, ressalta o texto, acrescentando que há apoio às pautas que podem garantir o desenvolvimento do setor produtivo e da população.

PRESIDENTE

Em sua conta no Twitter, Bolsonaro afirmou que vê os atos do próximo domingo como uma manifestação espontânea da população, que de forma inédita vem sendo a voz principal para as decisões políticas que o Brasil deve tomar.

Além disso, o presidente ressaltou que acredita na harmonia, sensibilidade e patriotismo dos integrantes dos três poderes.

PARANÁ

Segundo um material divulgado pelo movimento Direita Paraná, haverá manifestações em Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Medianeira, Guarapuava, Apucarana, Marechal Cândido Randon, Pato Branco e Francisco Beltrão.

Na República de Curitiba, voltaremos às ruas para demonstrar ao Centrão e ao STF [Supremo Tribunal Federal] que não podem menosprezar os anseios populares. Votamos em um plano que governo que queremos que seja implementado, afirmou a organização do ato na capital paranaense.