Guarapuava para e assiste a Brasil e Costa Rica

As ruas vazias contrastavam com as aglomerações em locais públicos para assistir ao jogo válido pela 2ª rodada da primeira fase do torneio. Mas nem todo o mundo estava ligado no embate realizado nesta sexta-feira na Rússia

A cada quatro anos, os brasileiros param tudo em prol da participação da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Em 2018, por enquanto apenas o segundo jogo da primeira fase do escrete canarinho caiu em horário comercial, na manhã desta sexta-feira (22).

Em campo, o sofrimento brasileiro a cada lance desperdiçado pelos comandados do técnico Tite diante da Costa Rica. Nas ruas de Guarapuava, quase a totalidade dos estabelecimentos comerciais fechou suas portas para acompanhar a atuação da Seleção. Inclusive, parecia um dia normal de domingo, quando poucas lojas costumam abrir na terra do lobo bravo.

E aquelas que estavam abertas, como é o caso de farmácias, os funcionários davam um jeitinho para pegar os lances do jogo Brasil e Costa Rica, na telinha de TVs ou celulares.

Mas nem todo mundo estava ligado na Copa. Na famosa Praça 9 de Dezembro, a reportagem do CORREIO encontrou algumas pessoas pouco interessadas no torneio disputado na Rússia. Faz muito tempo que eu desacreditei do futebol, assim como algo comercial que se tornou tudo isso, diz o artista de rua conhecido como Biruta.

Ele analisa que o povo deveria se lembrar de seu próprio país em questões mais importantes, como a fome ou os problemas sociais.

Mas Biruta não é contra o esporte. Eu prefiro ver a ‘peladinha’ dos moleques com uma bolota de meia na favela, destacando ainda o lado agregador do futebol de raiz.

O artista de rua Biruta prefere o 'futebol de raiz' à Copa (Douglas Kuspiosz/Correio)

TORCIDA

Nesta sexta-feira, as ruas vazias de Guarapuava contrastavam com o frisson em locais de grande aglomeração, como é caso das praças de alimentação de shopping centers e supermercados.

Em um desses locais, o CORREIO encontrou gente ligada em telões ou televisores. É o caso dos estudantes Gabriel Cordova e Kailane Franz, que acompanham o torneio mundial de 2018 desde as primeiras partidas.

Antes do primeiro gol do Brasil, que saiu somente aos 45 minutos do segundo tempo, eles estavam apreensivos com a partida desta sexta-feira. No primeiro [jogo, contra a Suíça], estava melhor. Agora, está um pouco pior, avaliou Kailane.

Já Renerson de Souza foi mais duro em sua análise. Para ele, a participação da Seleção na Copa é muito ruim. Só está fazendo o torcedor sofrer e não dá resultado nenhum pra gente.

Funcionário de um restaurante, Renerson estava com um olho na TV e outro em seus afazeres para não perder a Copa. Ele palpita que Rússia e Croácia são as seleções com melhor desempenho até o momento.

Lojas fechadas e movimento fraco nas ruas de Guarapuava (Douglas Kuspiosz/Correio)

VITÓRIA

Para felicidade de Kailane, Gabriel, Renerson e milhões de brasileiros, o Brasil alcançou a vitória nos minutos finais da partida contra a Costa Rica.

Foi dramático. Com dois gols nos acréscimos, a seleção conseguiu a sua primeira vitória na Copa da Rússia.

Com gols de Coutinho – eleito novamente o melhor em campo -, aos 46min, e Neymar, aos 52min, o Brasil venceu a Costa Rica, por 2 a 0, em São Petersburgo.