‘Guarapuava e região têm muito a ganhar’, diz Primak

Na manhã desta sexta-feira (21), parte dos candidatos a deputado participou de um encontro na Casa da Indústria. Durante o evento, a campanha ‘Vote Certo’ apresentou as demandas do município em diversos setores

Logística e transportes; saúde; segurança; educação; fortalecimento do Sebrae; comprometimento com as reformas da previdência; tributária e política; manutenção da reforma trabalhista, e também o reforço do apoio à Operação Lava Jato. São demandas do setor produtivo de Guarapuava que foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (21/setembro), durante reunião entre entidades de classe e candidatos a deputado, na Casa da Indústria.

O encontro faz parte da campanha Vote Certo – Uma iniciativa por uma Guarapuava mais consciente. A ação é fruto do trabalho coordenado das entidades Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Sindicato Rural, Sociedade Rural, Sindicato das Indústrias de Reparação, Sindicato das Indústrias de Madeira, Casa da Indústria e Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava.

O Vote Certo foi articulado para acontecer em dois momentos: a disseminação midiática em formato de busdoor, revista, rádio, mídias sociais, cartazes e adesivos; e, agora, a apresentação das demandas levantadas pelo setor produtivo aos candidatos de Guarapuava que concorrem a cargos como deputado federal e deputado estadual.

São demandas de todo o setor produtivo de Guarapuava. Hoje [sexta-feira, dia 21], estamos mostrando aos candidatos e pegando o compromisso deles de que isso seja efetivamente tocado adiante, explica o presidente do Conselho Político da Acig, Rui Primak, em entrevista ao CORREIO.

Segundo ele, as reinvindicações estão sendo fomentadas há algum tempo e foram definidas em reuniões com as sete entidades participantes da campanha Vote Certo. São demandas muito pontuais, explica, acrescentando que a seleção seguiu o critério de necessidades que estão no radar do município, ou seja, mais próximas da realidade de Guarapuava.

Por exemplo, durante a apresentação aos candidatos, Primak citou no setor de logística e transportes a questão dos pedágios nas rodovias. Nesses 20 anos de concessão, foi feito muito pouco. Esse contrato que foi feito com as empresas de pedágio foi muito bom pras empresas, se posicionando contra a renovação dos atuais contratos e reivindicando uma nova licitação que seja benéfica ao povo do Paraná.

Documento abrange demandas de diversos setores de Guarapuava

CONJUNTO

Na visão de Rui Primak, a apresentação das demandas aos candidatos é o primeiro passo para um trabalho conjunto entre classe produtiva e classe política. Não estamos aqui pra pressionar ninguém. Estamos aqui pra apoiar os candidatos e torcemos para que vários deles sejam eleitos. Quanto mais representantes tivermos, melhor para a região.

Segundo Primak, boa parte dos candidatos compareceu à reunião desta sexta-feira. A princípio, o compromisso pelas demandas foi aberto apenas aos nomes registrados em Guarapuava. Mas o presidente do Conselho Político da Acig quer estender o convite aos candidatos da região que se comprometam com as demandas elencadas.

ELEITOS

Após as eleições de 2018, as entidades de classe de Guarapuava participantes da campanha pretendem fazer um trabalho junto aos nomes eleitos e que se comprometeram com a causa.

Aqueles candidatos que se comprometeram conosco e que foram eleitos nós teremos um acompanhamento de seu mandato, de suas votações. Teremos um acompanhamento de como ele está se posicionando em relação às nossas demandas, destacando a parceria entre os setores privado e político.

Primak também observa que é um trabalho em estágio inicial e que pode demorar anos para colher os frutos. Estamos plantando uma semente. E se conseguirmos êxito com isso, Guarapuava e região têm muito a ganhar.