Governo inicia a pavimentação entre Pitanga e Mato Rico, na região central

Os trabalhos foram iniciados no entroncamento com a PR 466, no trevo principal de acesso a Pitanga. As equipes trabalham na limpeza do trecho. Após essa etapa, começam os serviços de terraplanagem. O prazo para conclusão é de dois anos

A pavimentação asfáltica da PR 239, entre Pitanga e Mato Rico, na região central, é a segunda obra iniciada dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra foi lançada no último sábado (22/setembro), em Pitanga.

A região central do Paraná ficou muito tempo esquecida. Agora estamos recuperando a história desta região, tão importante para o Estado. Estamos fazendo a ligação de Pitanga a Mato Rico, uma das últimas cidades paranaenses sem ligação asfáltica, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion.

O prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes dos Santos, denominou de rodovia da esperança. Será redenção de toda uma região que espera há tempo para ter uma ligação de qualidade com o Paraná e outros estados, pois muitos produtores têm interesses em Mato Grosso, e isso vai se tornar mais fácil.

São mais de 30 anos de espera por essa obra, não só pelos moradores das sedes dos dois municípios, mas para muitas comunidades na região, afirmou o prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa.

DIFICULDADES

Para se ter uma ideia da importância desta obra, os estudantes de Mato Rico que buscam cursar a faculdade, ou vão para grandes centros ou padecem para estudar nas instituições da região. Pela estrada de terra de 43,1 quilômetros, a viagem de Mato Rico até Pitanga leva cerca de três horas.

O advogado e empresário Demiersion Zimermann, morador de Pitanga, conta que ao se formar, no ano passado, tinha um colega no curso de Direito que tinha as faltas abonadas em dias de chuva. Os professores sabiam que se chovesse não tinha ônibus e nem carro pequeno que ande naquela estrada.

O prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa (camisa branca), acompanha as obras

OBRA

Os trabalhos foram iniciados no entroncamento da PR 239 com a PR 466, no trevo principal de acesso a Pitanga. As equipes trabalham na limpeza do trecho. Após essa etapa, começam os serviços de terraplanagem. O prazo para conclusão é de dois anos.

O valor de referência orçado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para pavimentação era de R$ 133,5 milhões, mas o consórcio vencedor (Compasa-Gaissler-Via Venetto) vai realizar os serviços por R$ 89,4 milhões, um desconto de 33%.

Essa diferença poderá ser usada no asfaltamento de um segundo trecho, entre Mato Rico e Roncador. Estamos empenhados com toda a equipe da Secretaria da Infraestrutura e Logística e do BID para definir a documentação e estender a chamada ‘Rodovia da Esperança’ para a cidade de Roncador, ressaltou o secretário Lupion. Isso é extremamente importante, nós vamos integrar a região toda.