Governo fará teste seletivo para chefes de núcleos regionais no Paraná

A decisão foi publicada pelo governador Ratinho Jr. na última quarta-feira (9) no Diário Oficial do Estado. Instituto Lemann será responsável por auxiliar no desenvolvimento de um ‘programa de gestão pública’

Um acordo entre a Secretaria da Educação (Seed) e a Fundação Lemann, formalizado na última quarta-feira (9), irá alterar a forma de contratação de novos chefes de núcleos regionais de educação no Paraná. A indicação política dará lugar a um teste seletivo.

O objetivo é garantir que os profissionais mais qualificados ocupem essas vagas. Nós vamos colaborar com todo o processo de pré-seleção a fim de incentivar o estado a atrair, selecionar e desenvolver pessoas bem preparadas, disse em nota a fundação.

O despacho assinado pelo governador Ratinho Jr. afirma que a união de esforços entre as duas partes deve auxiliar no desenvolvimento de um programa de gestão pública. A decisão ainda ressalta que não haverá nenhum repasse de recursos financeiros entre os participantes do acordo.

O exame da viabilidade técnica, financeira, orçamentária, fiscal, bem como a regularidade do pedido é de responsabilidade do titular do órgão solicitante, assim como é da responsabilidade de sua assessoria jurídica a análise quanto à possibilidade legal da formação do ajuste, diz um trecho, referindo-se à autonomia do Executivo Estadual diante do teste.

POSICIONAMENTO

A SEED afirmou, em nota, que não há uma definição quanto ao trabalho que será desenvolvido por meio do acordo de cooperação com a Fundação Lemann.

As atuais nomeações de chefes de Núcleos Regionais e de Assistentes Técnicos de Núcleo Regional foram definidas pelo Secretário da Educação, Renato Feder, e aprovadas pelo Governo do Estado do Paraná, completa.

Em Guarapuava, a nova chefia do Núcleo Regional de Educação (NRE) deve ser confirmada nos próximos dias.