Fernando Carli desiste da candidatura a prefeito

Definições importantes pautaram o encontro de representantes das siglas que integram o grupo carlista (PSDB, PP e DEM). Filiados, pré-candidatos e simpatizantes se reuniram na noite da última quinta-feira (21), no hotel Küster, momento em que foi oficializada a desistência de liderança na corrida pela cadeira do Paço Municipal. As informações foram repassadas pelo vereador Milton Roseira Jr., que faz parte do Partido da Social Democracia Brasileira.

De acordo com o parlamentar, o ex-prefeito Fernando Carli esteve presente e deliberou pela não participação no pleito, marcado para o dia 02 de outubro. Agora, os envolvidos retomarão as conversas com o grupo Mattos Leão, no intuito de escolherem quais rumos vão seguir no pleito.

As decisões referentes à possível coligação vão ficar para até a próxima semana. Caso não seja efetivada, as legendas irão disputar o pleito na proporcional. Neste cenário, cada candidato a vereador apoiará o postulante a prefeito que interessar, revelou.

Membros do trio não estão sozinhos neste páreo, visto que a cúpula do grupo que apoiará a reeleição de Cesar Filho também mantém conversas com os Mattos Leão. De acordo com correligionários, as reuniões se intensificaram nos últimos dias, mas a possível participação ainda figura no campo da possibilidade.

Para ambas as situações, um dos prováveis nomes a integrar a chapa é o de Leonardo de Mattos Leão, irmão do deputado Artagão Jr. e presidente do PTB, seja para lidera-la ou aparecer como vice. Ele já havia anunciado sua pré-candidatura a prefeito há cerca de quatro semanas.

Em uma possível ‘dobradinha’ com os carlistas, a escolha do vice será oriunda do ‘time’ liderado por Fernando. Maria José (vereadora) e Roseira Jr. foram cogitados, mas o segundo citado revela que não pretende participar da majoritária. Temos uma pré-candidatura muito boa para vereador, portanto não compensaria. Há varias pessoas dentro dos três partidos com potencial para a função, reforçou.

As convenções municipais do PSDB, Partido Progressista e Democratas estão agendadas para o dia 03 de agosto. Já os encontros deliberativos dos 14 partidos que deverão integrar a chapa do atual chefe do Poder Executivo acontecerão no dia 1°. Por fim, temos o trio PTB/PSB e PV, ainda sem data confirmada.

GRUPOS
O grupo comandado pelos Mattos Leão atualmente compreende três siglas: PSB, PV e PTB. A primeira citada é presidia por Sergio Fanucchi e contou com reforços de peso, durante a Janela que permitiu agentes com mandato em exercício mudarem de legenda, sem perdê-los. Boa parte da cúpula do PMDB fez a migração, como Artagão Jr. e Rodrigo Crema.

O vereador também foi cogitado para integrar a chapa para prefeito, mas afirma que é pré-candidato a reeleição na Câmara. Já as ações do Partido Verde são protagonizadas pelos ex-vice prefeitos Jorge Massaro e Antônio França Araújo.

O Partido Progressista é presidido por Mauro Claudio Temoscho e possui dois vereadores: Elcio Melhem e Cosme Stimer. A mesma quantia se estende ao PSDB, com Maria José e Roseira Jr.

O Democratas fez parte da coligação de Cesar Filho, na última eleição. Entretanto, passou as mãos do grupo carlista e é coordenado pelos assessores do deputado Bernardo Carli – Hugo Carvalho e Valdemar dos Santos, o Vardinho.