Feira Regional da Agroindústria movimenta Guarapuava no fim de semana

A feira reúne produtores de várias regiões do Paraná e os produtos e preços são variados; alimentos coloniais são destaque

A 5ª Feira Regional da Agroindústria Familiar começou na manhã desta sexta-feira (10) em Guarapuava, e segue até domingo (12). Esta edição está sendo realizada em conjunto com a Feira do Lago e traz produtores da cidade do Lobo Bravo e de outros municípios, como Prudentópolis, Guamiranga e Maringá.

De acordo com o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a feira vem crescendo nos últimos anos e é importante porque acaba desenvolvendo um efeito-dominó na agroindustrialização das produções familiares.

Esse efeito pedagógico é muito importante, porque acaba estimulando outros pequenos agricultores e fazerem um processo de agroindustrialização, que deve ser um caminho seguido para agregar valor e aumentar o potencial de renda das famílias, explica Cesar.

O vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo de Guarapuava, Itacir Vezzaro, ressalta que a expectativa da administração municipal é de bons negócios, tanto para a população quanto para os agricultores. É uma produção de excelente qualidade, diz.

REGIÃO

Claudinei Moleta (41) veio de Guamiranga, município próximo a Prudentópolis, participar da feira. Ele é responsável pela Vinícola Moleta, a única registrada naquela região. Eu espero que esse ano seja bom, porque as vendas nas outras edições foram boas, explica.

A produção de vinho já é uma marca registrada na família de Claudinei. Ele conta que seus antepassados vieram da Itália e mantiveram a prática na família. Tem no nosso sangue, brinca. Toda a produção é artesanal, incluindo a uva bordô, que o agricultor deixa bastante madura para manter o sabor marcante no produto.

Feira iniciou nesta sexta-feira (Redação)

Marlene Zubek (38) explica que os clientes preferem os produtos coloniais por conta do sabor. Ela trabalha para uma empresa de Prudentópolis. Vendemos linguiça colonial, pura, blumenau, cracóvia suína e de frango. Também temos queijos, lombo e bacon, diz.

A produtora Suderly de Fátima Fabiano (62) já tem mais de 20 anos de experiência com a agricultura familiar, já que cultiva frutas em sua chácara em Guarapuava. Para esta edição da feira ela preparou uma seleção de geleias.

A clientela é muito boa e eles preferem os produtos familiares. Nas geleias eu só uso a fruta e o açúcar, e as frutas como amora, morango, pêssego e uva eu produzi na minha chácara, explica Suderly.

Ela é uma veterana da Feira da Agroindústria, já que participou de todas as edições. Os outros anos foram muitos bons, então espero o mesmo para agora, ressalta.

SERVIÇO

A 5ª edição da Feira Regional da Agroindústria de Guarapuava segue até este domingo (12), no estacionamento do Parque do Lago, das 9h às 21h. Sexta e sábado (11) o trânsito na rua Salvatore Renna não será interrompido.