Executivo e Legislativo participam de oficina do Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava

Denominada de “Oficina com o Governo”, a atividade ocorreu na tarde desta terça-feira (21 maio), no plenário da Casa de Leis. O encontro integra uma das etapas da elaboração do Plano e tem como objetivo prestar contas do que foi feito até aqui

Integrantes dos poderes Executivo e Legislativo do município de Guarapuava participaram no início da tarde desta terça-feira (21 maio) de um encontro sobre o Plano de Mobilidade Urbana, no plenário da Câmara de Vereadores.

Chamada de Oficina com o Governo, a atividade faz parte das fases de elaboração do Plano e tem como objetivo prestar contas dos trabalhos desenvolvidos até aqui.

Segundo o diretor da empresa Urbtec, Gustavo Taniguchi, os trabalhos estão na 2ª fase, que é aquela de prognóstico e diagnóstico. Isso significa que a empresa desenvolve atualmente a captura de dados, ou seja, uma equipe de pesquisadores levanta informações por meio de contagem e entrevistas com pedestres/ciclistas. Essa fase deve durar pelo menos mais três semanas, disse o engenheiro, durante a explanação no plenário.

A etapa culminará com a realização da primeira audiência pública de diagnóstico, envolvendo toda a comunidade em data provável no início de julho deste ano. Nessa audiência pública, a gente já vai estar com todos os dados tabulados.

A 3ª fase é a do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, com as intervenções que devem ser feitas a partir do diagnóstico feito na etapa anterior. Já na 4ª fase é o Plano de Implantação, Gestão e Monitoramento, com a programação das ações.

Na 5ª fase, está programada uma audiência pública final. A gente vai apresentar a toda sociedade de Guarapuava todo o trabalho que foi feito e o diagnóstico, afirma Taniguchi.

E, por fim, a 6ª fase, que compreende a elaboração, por meio do Executivo, da minuta do projeto de lei do Plano de Mobilidade que será encaminhado à Câmara para apreciação dos vereadores. Em entrevista recente, o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst, estimou que esse documento deve tramitar em outubro deste ano.

O diretor da empresa Urbtec, Gustavo Taniguchi, coordenou os trabalhos na tarde desta terça-feira (21 maio), no Plenário da Câmara (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

PESQUISAS

Passada a 1ª fase, que compreendeu reuniões técnicas e o recrutamento de acadêmicos, o Plano está atualmente na etapa de pesquisas de campo. Ou seja, uma equipe está há três semanas nas ruas de Guarapuava colhendo informações e fazendo entrevistas.

Uma das pesquisas realizadas envolveu pedestres, a fim de saber as condições de circulação na área central do município. Ou seja, se havia obstáculos e dificuldades na rota dos cidadãos que se locomovem a pé. Esse material se transformará em um índice de caminhabilidade.

O mesmo tipo de levantamento foi aplicado àqueles que transitam de bicicleta, avaliando esse sistema de deslocamento.

Até o momento, foram 122 pedestres e 19 ciclistas entrevistados.

OFICINAS

Os trabalhos do Plano de Mobilidade preveem a elaboração de três tipos de oficinas: técnica, comunitária e com o governo.

Na noite de segunda-feira (20 maio), por exemplo, a equipe da Urbtec coordenou o primeiro encontro com a comunidade guarapuavana. Nessa oficina comunitária, os participantes apontaram os pontos negativos e positivos da mobilidade urbana no município.