Etapa estadual de jiu-jitsu reunirá 600 atletas em Guarapuava no domingo (20)

O Ginásio Joaquim Prestes é sede do Campeonato Paranaense, programado para este domingo (20), a partir de 9h. O evento é realizado pela Federação Paranaense de Jiu-Jitsu, com apoio da Secretaria de Esportes

Com dedicação e treinos, os atletas Vitor Frederico Gonçalves Levinski e Lucas Marconato tentam subir ao pódio da 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu – Copa Shopping Cidade dos Lados, neste domingo (20), no Ginásio Joaquim Prestes.

A partir de 9h, Vitor e Lucas se juntam a outros 600 competidores, muitos deles oriundos de outras partes do Estado, para competir em Guarapuava. Vitor e Lucas representam a cidade na competição. O maior contingente de atletas vai ser dos nossos alunos. Vamos lutar nesse final de semana em Guarapuava com 70 competidores, diz o atleta e professor Cristiano Cubas, da Checkmat Guarapuava.

Segundo ele, a sua equipe se preparou de maneira intensa para a etapa estadual, que promete mexer também com a cidade. Importante eventos dessa natureza, pois movimentam a cidade: o lado financeiro e comercial, explica Cubas.

Por isso, ele destaca que grande parte dos 600 atletas esperados vem de outras cidades, acompanhados de seus familiares para conhecer a terra do lobo bravo. É um evento de grande magnitude para a cidade.

FILOSOFIA

Faixa preta no jiu-jitsu, Cubas é um dos grandes nomes do esporte em Guarapuava, levando o legado dessa prática. O jiu-jitsu é uma arte marcial segura, técnica. É uma arte marcial que eleva a disciplina do oponente e faz com que você cresça, seja física ou psicologicamente.

O professor Cubas aproveitou a última semana de treinos (Cristiano Martinez)

Alunos de Cubas, Vitor Frederico Gonçalves Levinski e Lucas Marconato assimilaram a filosofia de luta da equipe Checkmat. Eu aprendo a ter disciplina, afirma o pequeno Lucas, de apenas 7 anos de idade. Ele está no esporte desde os 4 anos.

Vitor segue na mesma linha, observando que o jiu-jitsu prega o respeito, a educação e a honestidade.

Quanto ao campeonato, o menino de 11 anos busca a competividade. Tentar ganhar, pegar medalha de ouro, que a nossa equipe está muito boa de treinar, afirma, do alto de sua experiência de 4 anos no esporte.

MODALIDADES

O professor Cristiano Cubas detalha que o campeonato terá início às 9h de domingo, terminando provavelmente às 18h do mesmo dia. Pela manhã, entram em disputa todas as categorias infantis.

Depois, no horário do almoço, as categorias máster. E, à tarde, os adultos.

Cubas destaca a participação feminina, uma vez que todas as modalidades masculinas terão o seu correspondente feminino. Temos um grande contingente de meninas que vão participar.

SERVIÇO

A 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu é neste domingo (20), a partir de 9h, no Ginásio Joaquim Prestes. A entrada é franca.

O evento é realizado pela Federação Paranaense de Jiu-Jitsu Brasileiro (FPJJB), com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.