Erasto Gaertner deve iniciar atendimentos em Guarapuava a partir de janeiro

Uma parceria entre o Hospital Erasto Gaertner, o hospital São Vicente de Paulo, foi articulada pela deputada Leandre; hoje pacientes são tratados em outras cidades

Aconteceu na última sexta-feira (16), em Guarapuava, uma reunião entre representantes do Hospital Erasto Gaertner, e o Conselho Gestor do Hospital São Vicente de Paulo, para debater o início dos tratamentos de câncer na região Centro Sul, através de uma parceria público-privada.

A reunião de trabalho foi articulada pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) e pelo empresário Odacir Antonelli, com a participação dos vereadores de Guarapuava, deputados estaduais, e representantes do hospital São Vicente de Paulo.

A parceria funcionará através do Hospital São Vicente, que é credenciado para realizar atendimentos de câncer, através de uma parceria com o hospital Erasto Gaertner. Os atendimentos serão realizados no prédio do hospital do câncer, que está sem fase de construção na Cidade Dos lagos. A obra do hospital foi visitada pela comitiva que se reuniu na última sexta-feira.

De acordo com o superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Rocha Lago, o hospital vê com bons olhos a parceria. Levar os atendimentos, a nossa expertise, mais próximo das famílias em outras regiões do Estado está no nosso planejamento estratégico. A exemplo do que nós fizemos em Irati, já com a participação da deputada Leandre. Ela foi a primeira parlamentar que enxergou essa possibilidade e nos apoiou, comentou.

A Unidade do Hospital Erasto Gaertner já funciona há dois anos em Irati. Lá, são realizados quase 300 atendimentos mensais numa unidade de 200m². Segundo Adriano, só no ano passado foram evitados 4 mil deslocamentos entre Curitiba e as cidades da região de Irati, após a inauguração da unidade. Ainda segundo ele, a previsão é que, em Guarapuava, a meta é que os atendimentos iniciem em janeiro de 2020.

Trabalhar com dinheiro público, envolvendo pessoas que representam a sociedade, e com empresários, que trabalham em prol da sociedade para o crescimento da região. Aqui a gente tem um marco, a nível nacional, do que é uma parceria público privada, beneficiando acima de tudo os pacientes, afirmou Adriano.

HOJE

Atualmente, os tratamentos de câncer de Guarapuava são realizados em outros municípios, como Curitiba, Ponta Grossa ou Cascavel. Então, diariamente os pacientes precisam percorrer centenas de quilômetros para buscar o tratamento.

Para a deputada Leandre, que acompanha de perto o sofrimento das pessoas que precisam ir a outros municípios em busca de tratamento, é uma oportunidade que o Paraná tem de se desenvolver e cobrir o vazio assistencial que vem se repetindo ano após ano.

A gente sabe como as pessoas da região sofrem. E eu fico feliz em ver que a sociedade está entusiasmada e que as pessoas estão unidas para transformar Guarapuava em uma cidade referência em saúde para todo o Estado. E agora com a parceria com o Hospital Erasto ser uma referência nacional. Tudo isso que parecia ser um sonho, hoje, assim como foi a unidade do hospital Erasto em Irati, eu tenho certeza que está mais perto de se tornar realidade, disse.

O provedor do Hospital São Vicente de Paulo, Huberto José Limberger, destacou a participação fundamental do empresário Odacir Antonelli no processo. Graças ao nosso líder, Odacir Antonelli, é que vamos construir um hospital do câncer maravilhoso, enalteceu.

Antonelli destacou a união de esforços em prol da causa do hospital do câncer. Esse é um projeto da cidade. A demanda é muito maior que a oferta. E a sociedade exige que aconteça isso. Eu sou apenas um emissário dentro deste processo. Possuímos um conjunto de pessoas, de forças, que se somam para que isso de fato aconteça.

O INÍCIO

O Secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Goes, e o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves, lembraram que a aproximação partiu de uma reunião que eles tiveram com a deputada Leandre, no escritório em Curitiba.

Estávamos conversando sobre tratamento de câncer e aí surgiu essa ideia dela fazer a intermediação com o Erasto, pela experiência de Irati, que inaugurou uma unidade de atendimento há dois anos, recordou Celso.

Os vereadores estão todos envolvidos nesse grande desafio para Guarapuava e região, juntamente com o prefeito Cesar Filho, os vereadores e as Câmaras da região. E agora estamos contando com a deputada Leandre nessa parceria e os deputados estaduais Artagão, Cristina e Estacho. É uma verdadeira união de esforços por Guarapuava, disse o vereador.