Em Turvo, cursos de capacitação formaram mais de 300 pessoas em 2018

Na visão do secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Cezar Machado, o município ‘deve se desenvolver muito’ nos próximos anos

A nível regional, o município de Turvo (a 40 km de Guarapuava) vem colocando a capacitação da população como uma forma estratégica de pensar o desenvolvimento da cidade.

Dois exemplos disso são os cursos de Aplicação de Porcelanato e Aplicação de Revestimento Cerâmico e de Manutenção de Motocicletas, que atualmente estão sendo ofertados no Centro de Capacitação.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Cezar Machado, o intuito é fazer frente aos projetos que irão gerar empregos na cidade, como a regularização dos parques industriais. Eu preciso qualificar, e quando houver vagas, a gente terá mão de obra qualificada, explica.

As políticas públicas na área têm sido uma constante na atual gestão, principalmente no que diz respeito à educação profissional. No ano passado, mais de 300 turvenses se capacitaram no Centro Municipal de Capacitação e Qualificação Profissional, em cursos realizados por meio de parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Senar, Bom Negócio Paraná (Unicentro), Sesi, Senai e Sebrae.

Além disso, Machado adianta que uma parceria com uma faculdade deve levar cursos de pós-graduação nas áreas de Administração, Educação e Saúde para o município, para realmente qualificar e fazer frente à demanda de emprego.

INVESTIMENTOS

Titular da pasta desde 2017, o secretário acredita que o maior projeto no momento é a consolidação do parque industrial Mercedes Paes Barbosa, já que isso deve criar um ambiente favorável para o desenvolvimento da região nos próximos anos.

Aliado a isso, a parceria com a Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), por meio do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), é visto como estratégica pela atual gestão.

Titular da pasta desde 2017, o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento acredita que o maior projeto no momento é a consolidação do parque industrial Mercedes Paes Barbosa (Foto: Arquivo/Correio)

TURVO EMPREENDEDOR

Deve começar nos próximos meses um projeto em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebae) voltado para a expansão do empreendedorismo no município.

Através dos programas Empresa Mais Turvo e Empreendedor do Campo, a tendência é que se ofereça uma consultoria para a gestão de ambiente de negócios.

A ação voltada para o campo, de acordo com o secretário, poderá auxiliar no crescimento do setor do turismo, que vem ganhando cada vez mais protagonismo na região.

Acho que vai ser um grande impacto para o desenvolvimento do ambiente de negócio. Tudo é negócio. São estruturas bem fortes que a gente estará trabalhando, apontou, acrescentando que as atividades ocorrerão até dezembro de 2019.

FUTURO

Perguntado sobre sua expectativa para o município a médio e longo prazo, Machado afirma que vê com bons olhos o crescimento de Turvo, justamente porque houve um choque de gestão.

Por isso que eu estou falando de coisas que ainda irão acontecer. A população vem entendendo o trabalho da administração, que vem trabalhando em todas as vertentes, finalizou.