Política

Em pesquisa Ibope, Ratinho Jr. mantém liderança; e Cida em 2º lugar

Em uma simulação de segundo turno entre Ratinho Junior e Cida Borghetti ao governo do Estado, Ratinho teria 58% das intenções de voto, contra 20% de Cida. Brancos e nulos somariam 15%. Não sabe e não respondeu, 7%
O candidato Ratinho Jr. em entrevista (Foto: Arquivo Pessoal/Ratinho Jr)

Em nova rodada de pesquisas na corrida ao governo do Paraná, o candidato Ratinho Jr. (PSD) mantém a liderança, com 42% das intenções de voto, seguido pela atual governadora, Cida Borghetti (PP), que tem 13% das intenções de voto. O levantamento do Ibope foi divulgado nesta terça-feira (4) pela RPC-TV e portal G1 Paraná.

Logo atrás, aparece o “segundo pelotão”, composto por João Arruda (MDB), com 6%; Doutor Rosinha (PT), 4%; Professor Piva (PSOL), 1%; Ogier Buchi (PSL), 1%; Professor Ivan Bernardo (PSTU), 1%; Priscila Ebara (PCO), 1%; Jorge Bernardi (Rede), 1%; e Geonísio Marinho (PRTB), 0%. Brancos e nulos somam 16%; Não sabe, 14%.

Em uma simulação de segundo turno entre Ratinho Junior e Cida Borghetti, Ratinho teria 58% das intenções de voto, contra 20% de Cida. Brancos e nulos somariam 15%. Não sabe e não respondeu, 7%.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.204 eleitores de todas as regiões do Estado, com 16 anos ou mais, entre os dias 1º a 4 de setembro. O registro no Tribunal Regional Eleitoral é PR-04985/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral é BR-01988/2018. A pesquisa foi encomendada pela RPC-TV. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope, em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos, o resultado foi o seguinte: Ratinho Junior (PSD): 17%; Cida Borghetti (Progressista): 5%; João Arruda (MDB): 2%; Doutor Rosinha (PT): 1%; Ogier Buchi (PSL): 0%; Professor Piva (PSOL): 0%; Professor Ivan Bernardo (PSTU): 0%; Jorge Bernardi (Rede): 0%; Outros: 2%; Brancos/nulos: 15%; Não sabe: 57%.