Em Guarapuava, 5º SGBI é elevado a Grupamento de Bombeiros

Em entrevista ao CORREIO, o comandante da unidade em Guarapuava, major Arlisson Sanches Sales, destaca que a mudança permite um incremento nas ações preventivas, de Defesa Civil e também melhoria nas condições de trabalho da tropa

A governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira (12) decretos que criam novas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Estado. As assinaturas ocorreram durante a sétima reunião de integração das Forças de Segurança, no Palácio Iguaçu. A segurança pública é prioridade em nosso governo. Trabalhamos de forma integrada para atender as demandas da área e a sociedade paranaense, afirmou Cida.

Em Guarapuava, o 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente (5º SGBI) foi elevado à categoria de Grupamento de Bombeiros (GB-Batalhão), com sede no município. Essa é a categoria máxima que pode chegar uma unidade interiorizada do Corpo de Bombeiros. Isso significa um potencial aumento de condições técnicas para atendimento como maior número de pessoal, mais meios como viaturas e equipamentos. Este aumento será gradual e abrangerá toda a região coberta pela unidade que passa a ser denominada 12° Grupamento de Bombeiros, explica o comandante da unidade em Guarapuava, major Arlisson Sanches Sales, em entrevista ao CORREIO.

Segundo ele, haverá um incremento nas ações preventivas, de Defesa Civil e também melhoria nas condições de trabalho para a tropa. Ainda teremos maior capacidade de absorver novos bombeiros nos próximos concursos que podem ocorrer já a partir do próximo ano. Com tudo isso, muitas famílias paranaenses são atendidas, pois além da região de Guarapuava, também foram elevados a GB as regiões de Apucarana e Francisco Beltrão.

Em nota, a Prefeitura de Guarapuava destacou que o GB é uma antiga reivindicação do prefeito Cesar Silvestri Filho e da deputada estadual Cristina Silvestri. “A criação do Grupamento em Guarapuava mostra é o espelho do crescimento da nossa cidade e o reconhecimento do Governo do Paraná a toda nossa região”, destacou prefeito.

O 3º Subgrupamento de Bombeiros, com sede em Francisco Beltrão, no Sudoeste, foi elevado a 10º Grupamento de Bombeiros, que ficará responsável pelas atividades de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e ações de defesa civil em 27 municípios.

Em Apucarana, no Vale do Ivaí, o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente foi elevado a 11o Grupamento, com uma área de atuação de compreende 19 cidades.

Além destas mudanças, foram criados o 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) e abrangência de 22 municípios; o 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Cianorte (Noroeste) e abrangência de 12 cidades; e o 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Paranavaí (Noroeste) e área de atendimento que compreende 35 municípios.

Segundo informações da Ag. Estadual de Notícias, as novas unidades beneficiam 1,8 milhão de pessoas.

DIGITAL

No mesmo evento, foram apresentadas as novas funcionalidades do Governo Digital para a área de segurança pública. O portal de serviços do Governo do Estado passa a ofertar, nesta semana, o agendamento de visitas às unidades prisionais do Estado: web-visitas e web-audiências com os detentos. Outro serviço novo é o Minha Bike, que cria um banco de dados a partir do cadastro de bicicletas pelos usuários.

Também foi lançado o Inquérito Digital, que vai trazer mais agilidade e transparência aos inquéritos policiais. Os inquéritos da Polícia Militar já são feitos totalmente pelo meio digital. Na Polícia Civil o trabalho está sendo implantado aos poucos, iniciando pelo município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A governadora do Estado, Cida Borghetti (Foto: Jonas Oliveira)

Com o Inquérito Digital todos os procedimentos de atendimento da polícia ficam disponíveis online, desde a denúncia no 190 até o encaminhamento do Judiciário. É um importante avanço que dá mais controle, celeridade e transparência ao nosso trabalho. Mais do que isso, conseguimos acompanhar a produtividade dos profissionais de segurança, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis.

PRESENÇAS

A sétima reunião de integração das Forças de Segurança contou com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública; das polícias Militar, Civil e Científica; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; e Ministério Público Estadual. Também participaram a segunda vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Lídia Maejima; os presidentes da OAB-PR, José Augusto de Noronha, e da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli; e os deputados estaduais Pedro Lupion, Luiz Claudio Romanelli, Élio Rush e Alexandre Curi.

 

***********Matéria com acréscimo de informações às 9h34 de 13/11/2018