Ela Empreendedora capacita mulheres para vagas no Shopping Cidade dos Lagos

O projeto Ela Empreendedora formou esta semana, a primeira turma do curso de auxiliar de cozinha

Mulheres preparadas para o mercado de trabalho e com vontade para empreender. Assim é o projeto Ela Empreendedora, idealizado pela Faculdade Guairacá, Prefeitura de Guarapuava, através das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Políticas Públicas para as Mulheres, e o Poder Judiciário. O objetivo é profissionalizar e encaminhar mulheres às vagas de trabalho oferecidas pelos novos empreendimentos instalados em Guarapuava, como por exemplo, o Shopping Cidade dos Lagos, que será inaugurado em março deste ano.

O projeto oferece continuamente cursos gratuitos a mulheres em vulnerabilidade social. A administração municipal uniu os serviços de suas secretarias que, somadas a entidades privadas, estão oportunizando a centenas de mulheres a profissionalização para vagas em diversas áreas do shopping., enfatizou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Primeira turma

As 37 participantes aprenderam técnicas de preparação de alimentos e na cerimônia de formatura, apresentaram algumas receitas e técnicas que aprenderam nas aulas.

É importante lembrar que as pessoas que estão participando dos cursos são aquelas que buscam um emprego para ter autonomia financeira, observou a secretária de Políticas para as Mulheres, Priscila Schran.

As irmãs Lenir e Milaine Oliveira estavam felizes com a oportunidade. Nós somos donas de casa e, no curso, aprendemos sobre a preparação de alimentos, coisas que nem imaginávamos. Agora temos mais chances de ser contratadas, pois temos um diploma e mostramos nessa degustação, que fazemos tudo com carinho e qualidade, contou Milaine.

O empresário Pablo Lanzellotti, representante do Giraffas, uma das empresas na área de alimentação a se instalar no Shopping, já contratou duas alunas do curso. Essa parceria é excelente para a capacitação e encaminhamento de mão de obra. Já contratamos duas mulheres para as vagas de auxiliar de cozinha e gerente, apontou.

Na cerimônia de formatura, o prefeito Cesar Silvestri FIlho, agradeceu as empresas parceiras. É muito gratificante ver que estamos atingindo os objetivos. E isso ocorre graças à sensibilização do poder público e dos empresários que estão dando a essas mulheres não apenas a oportunidade de um emprego, mas principalmente a oportunidade de uma nova vida, elogiou o prefeito. 

Novos cursos

A partir do dia 24 deste mês, o projeto vai ofertar novos cursos gratuitos em diversas áreas, num total de 300 vagas. Serão abertas turmas para os cursos de auxiliar de cozinha, zeladoria, técnicas de vendas e atendimento ao cliente, conforme a demanda do shopping.