Dia dos Namorados deve movimentar varejo e serviços, avalia diretora da Acig

Um levantamento da Fecomércio-PR aponta que o tíquete médio neste ano será de R$ 143,75 para a data, enquanto que em 2018 era de R$ 128,25

A chegada do Dia dos Namorados nesta quarta-feira (12) deve movimentar o varejo e o setor de serviços na terra do lobo bravo. Para os estabelecimentos focados no público feminino, essa é a última data comercial antes do Natal.

Devido a isso, Lara Sganzerla, diretora de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), afirma que os lojistas precisam identificar quais são as necessidades dos casais, e investir em vitrines e no marketing para o período.

O setor de serviços dá uma boa esquentada, porque é aquela coisa romântica do jantar, das flores, chocolates… eu acho que também vai de cada um fazer a melhor vitrine. Tenho certeza que vai ser um grande dia, afirma, acrescentando que a data movimentou bilhões em 2018.

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) apontam que 61,2% dos apaixonados pretendem presentear em 2019; em comparação com o ano passado, esse número caiu 3,3%. Apesar disso, a entidade mostra que o tíquete médio deve ser de R$ 143,75, enquanto que em 2018 foi de R$ 128,25. Eu não acho um tíquete baixo, mas vai da criatividade de cada um, diz Lara.

Para a diretora da Acig, é importante se esforçar para impulsionar as potencialidades da data através de estratégias de mídia para que as pessoas sintam desejo de comprar em sua loja.

TIPOS

No Paraná, roupas e calçados são a escolha da maioria, tanto de quem vai presentear quanto de quem vai receber algo no dia 12 de junho, com 46,1%. Os artigos de perfumaria também deverão ter alta nas vendas, uma vez que são a segunda opção de presentes mais citada, com 29,5%. Viagens e jantares (14%), flores (7,3%), ingressos de shows e acessórios (8,3%) também foram mencionados. Já os que preferem ser surpreendidos somam 21,3%.

MÃES

Uma das principais datas comerciais do ano, o Dia das Mães teve um tímido crescimento em 2019. Segundo Sganzerla, a movimentação variou nos lojistas do município, retraindo para alguns e aumentando para outros.

Foi bem que fez a diferença. Enquanto tem alguns chorando, tem alguns ganhando. Todo esse tempo que a economia está retraída e agora está começando a melhorar, sempre tem alguém ganhando. Vai de você ter estratégias, afirma.

PAIS

Atuante no setor da moda masculina, Lara afirma que a data de agosto está sendo planejada com antecedência, já que é um dos principais períodos de vendas.

A gente tem bastante estratégias para mandar para as mulheres. Agora, nosso marketing está voltado para o Dia dos Namorados, e no final de junho começa a voltar para os pais, explica, acrescentando que os lojistas precisam identificar quais são as necessidades dos consumidores.