Dia A inicia cadastramento da carteira de identificação para autistas em Guarapuava

Para aqueles que não puderam comparecer ao movimento, que foi realizado neste sábado (17), o documento pode ser solicitado diretamente no Caps II

Muitas pessoas não entendem o que é o autismo. Meu filho não tem paciência em esperar e se demorar na fila ou no estacionamento ele fica agitado. A carteirinha será uma garantia do direito dele. As palavras são da mãe, Andreia Slobodziam, que aproveitou o Dia A, promovido neste sábado (17), para fazer o procedimento de emissão da Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista para seu filho. 

O documento tem como objetivo facilitar a identificação dos portadores nos estabelecimentos públicos e privados do município. Com a carteirinha, eles terão a garantia de prioridade, explicou a diretora do Departamento de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), Monica da Silva Tavares.

Além disso, segundo a presidente da Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA), Losana Luciana dos Santos, a carteirinha deve facilitar o cumprimento dos direitos do autista.  Tudo que o portador só conseguia anteriormente mediante apresentação do laudo, agora, poderá ser garantido com a apresentação da carteirinha municipal, explicou.

CADASTROS

Quem realizou o cadastro neste sábado poderá retornar a partir de 10 de setembro, para emitir a carteirinha.  Já os interessados que não puderam comparecer ao Dia A podem solicitar suas carteiras de identificação diretamente no Caps II, que fica na rua Padre Chagas, 2568, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A expedição é gratuita e ocorrerá após 30 dias do cadastramento.

(Foto: Secom)

Vale lembrar que para solicitar o cadastro, os usuários devem preencher e entregar o requerimento disponível no site da prefeitura, apresentar cópia e o documento original do laudo médico emitido há no máximo 24 meses, documentos pessoais do portador e do responsável, cópia do documento comprovando a responsabilidade legal (procuração, tutela ou curatela), cópia simples do cartão SUS, além de duas fotos 3X4 e comprovante de residência.