Corrida Noturna reúne mais de 200 corredores

A prova, que durou pouco mais de uma hora, tinha o objetivo de arrecadar fundos para a conhecida instituição hospitalar da região de Guarapuava. Os atletas percorreram trecho dentro do bairro Cidade dos Lagos

A noite deste sábado (15 fevereiro) foi animada na 1ª Corrida e Caminhada Noturna em prol do Hospital São Vicente.

A prova teve mais de uma hora de duração e premiou em dinheiro os cinco primeiros colocados na categoria geral masculino e feminino. As demais receberam troféus.

A prova teve 220 participantes, que percorreram sete quilômetros no bairro Cidade dos Lagos. A largada e a chegada foram no estacionamento do Shopping. Entre os competidores estavam desde corredores de primeira viagem a atletas de elite, que correram com a intenção definida de faturar o lugar mais alto no pódio.

De acordo com um dos organizadores, Robson Geovane (50 anos), o objetivo foi o de arrecadar fundos para a instituição. A ideia era fazer um movimento que envolvesse os médicos do Hospital São Vicente, que também participaram concorrendo em uma categoria específica para eles.

A técnica de enfermagem Janete dos Anjos (52 anos) foi uma das idealizadoras da corrida e da ideia de chamar os médicos para disputar a prova. A gente pensou ‘vamos colocar os médicos para correr um pouco, para fazer exercício’. E aí eles toparam, aderiram à ideia. Teve alguns que começaram a treinar e estão aí correndo, contou, em entrevista ao CORREIO.

Além dos guarapuavanos, a prova teve a presença de pessoas de outras cidades. Jocimara Severino (26 anos) veio de Francisco Beltrão, com o objetivo de pelo menos completar a corrida. Eu já estou na vigésima quarta prova. O objetivo é concluir, porque faz duas semanas que estou sem treinamento, então tenho o objetivo final de pelo menos passar a linha de chegada, contou a corredora.

E, ao final da prova, ela cumpriu sua meta. Estava cansada, mas orgulhosa de sua medalha em formato de coração.

Jocimara Severino (26 anos) veio de Francisco Beltrão, com o objetivo de pelo menos completar a corrida (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

Já Celso Alves de Araújo, que é secretário de Meio Ambiente, estava na condição de atleta. O objetivo é arrecadar benefícios ao Hospital São Vicente, que é uma referência aqui pra nós de Guarapuava, explicou. Há cinco anos ele participa de corridas. Eu comecei primeiro sem muita experiência e agora essas de até cinco, seis, sete, até oito quilômetros a gente tem participado bem direto, declarou.

MOBILIDADE

A categoria ACD (atleta com deficiência) teve um bom número de participantes em cadeiras de rodas. Alguns competiram sozinhos, outros auxiliados.

Gabriel Batista (25 anos) é atleta de basquete de cadeira de rodas, mas já disputou pelo menos dez corridas. Dessa vez ele correu mais em apoio a ação, do que com o objetivo de ganhar. A gente veio participar, fazer volume e mostrar o trabalho do pessoal.

Gabriel Batista (25 anos) é atleta de basquete de cadeira de rodas, mas já disputou pelo menos dez corridas (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

CAMPEÕES

Os primeiros lugares da categoria geral ficaram com os atletas profissionais. Tanto no feminino quanto no masculino, os vencedores participaram com o intuito de levar o prêmio em dinheiro para casa.

Na categoria masculina, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi um corredor de fora de Guarapuava. Pedro Paulo Ferreira Santos veio de Porto União (SC) com o objetivo em mente de vencer a corrida. Essa semana eu soltei o treinamento porque eu competi final de semana passado, daí tem que soltar o treinamento pra chegar firme aqui na prova, explicou Santos, que está há 10 anos no atletismo.

No feminino, a vencedora foi uma conhecida do atletismo em Guarapuava. Tatiane Raquel Silva foi a primeira a completar o percurso de sete quilômetros.

Antes do início da prova, a atleta conversou com o CORREIO e mostrou otimismo na luta pelo primeiro lugar. Hoje o meu foco é vencer, como sempre aqui em Guarapuava. Espero que hoje saia a vitória. Dito e feito.

Na próxima semana ela disputará o Pan-americano de Cross Country no Canadá, e aproveitou a disputa para treinar também. Hoje faz parte do treinamento pra lá, vim em busca do primeiro lugar, mas o foco está no Pan-americano.

Selly Jepkemoi korir (37 anos) está morando há três meses em São Paulo para correr no Brasil (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

PARTICIPAÇÃO QUENIANA

A corrida teve a participação de uma atleta do Quênia, que está em sua segunda passagem por Guarapuava para competir.

Selly Jepkemoi korir (37 anos) está morando há três meses em São Paulo para correr no Brasil. Em dezembro ela participou de outra prova em Guarapuava e ficou sabendo da Corrida e Caminhada Noturna, da qual faturou o terceiro lugar.

Na categoria masculina, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi um corredor de fora de Guarapuava (Foto: Cristiano Martinez/Correio)