Comissão se reúne para discutir assédio na Unicentro

De acordo com a vice-diretora do campus Santa Cruz, Christine Vargas Lima, o objetivo é determinar uma metodologia para abordar o assunto dentro da instituição; advogado deve participar

Uma comissão voltada para discutir a ocorrência de assédios na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) será realizada na noite desta segunda-feira (17). A partir das discussões entre alunos e especialistas, o objetivo é determinar uma metodologia para abordar e combater o assunto dentro da instituição.

A este CORREIO, Christine Vargas Lima, vice-diretora do campus Santa Cruz da universidade, explica que a demanda para discutir o assédio partiu de cerca de 50 acadêmicos que participaram de um conselho consultivo realizado em abril deste ano.

É uma proposta de aproximação com os acadêmicos. Vamos trazer um advogado para ouvir os alunos e discutir o tema em termos conceituais, diz, ressaltando que há casos que podem ser tratados dentro de instituição, e que outros são caso de polícia.

Dessa forma, há uma tentativa de dar incentivo para que as vítimas se sintam motivadas a denunciar, dando encorajamento e entendimento. A gente quer fazer um trabalho de formiguinha, um trabalho completo que fique.

DENÚNCIA

Atualmente, casos de assédio dentro da Unicentro precisam ser levados diretamente para o departamento do curso ou à direção do campus. Há uma hierarquia a ser seguida. A partir daí, abre-se uma sindicância para investigar a ocorrência.

Esse tipo de esclarecimento, essa hierarquia o aluno precisa saber. Tem coisa que realmente é caso de polícia, diz Lima.

SAÚDE MENTAL

Aliada à comissão contra o assédio, a instituição também terá uma reunião voltada para discutir a saúde mental de alunos e professores.

A partir das conversas, a ideia é que um corpo especializado – formado por psicólogos, nesse caso -, passem a coordenar as atividades do grupo. Tem todo um viés e uma experiência, diz a vice-diretora.

MOMENTO

Christine é categórica ao dizer que o atual momento vivido pelas universidades públicas no Brasil é preocupante e delicado. Em seu ponto de vista, um pecado cometido pela instituição foi não ter mostrado toda a sua produção para a comunidade.

A Unicentro faz muita coisa, resume Christine, ressaltando que é necessário correr atrás do prejuízo.

Nesse sentido, a universidade realizou uma espécie de feira das profissões no último sábado no calçadão da rua XV de Novembro, na região central de Guarapuava. De acordo com o reitor Osmar Ambrósio de Souza, o objetivo foi deixar mais perceptíveis os serviços oferecidos pela Unicentro.

Com essa ação, visamos basicamente dois objetivos: mostrar a produção da universidade para a sociedade, e atrair alunos e pessoas interessadas para fazer os cursos, disse.

O Unicentro na Comunidade voltará a ser realizado nos dias 29 de junho, 27 de julho e 3 de agosto, sempre das 9h às 13h, no calçadão da rua XV de Novembro.

SERVIÇO

A comissão contra assédio será realizada na noite desta segunda-feira (17) no campus Santa Cruz da Unicentro. As atividades começam às 19h, na Sala de Eventos.