Começa a instalação de lampadas de LED na avenida Manoel Ribas, em Guarapuava

Com a instalação do novo modelo de iluminação, a avenida pode ter pontos de interdição no trânsito nesta semana

Nesta terça-feira (18) teve início o serviço de modernização do Parque de Iluminação Pública em Guarapuava. A primeira rua a receber o investimento, com a troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, foi a avenida Manoel Ribas. 

Esse é o início do grande processo de eficiência e modernização energética que Guarapuava passará. Com a PPP (Parceria Público-Privada) já estamos atuando de forma intensa na manutenção de lâmpadas em todas as ruas da cidade, através do 0800, e agora, damos início a instalação das lâmpadas de LED nas principais vias, garantindo aumento da luminosidade nas ruas e calçadas e mais segurança para pedestres e motoristas, explicou o secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza.

O serviço substitui as lâmpadas comuns de 400W de vapor de sódio e oferece mais luminosidade com novas lâmpadas de LED, de 140W. Com a mudança, Guarapuava ganha em economia, segurança e energia. Estamos diminuindo cerca de 50% do consumo de energia municipal, com lâmpadas de vida útil de 50 mil horas. As lâmpadas de LED são mais eficientes por não sofrerem interferência de outras luzes. Ao escurecer, ela acende rapidamente, explicou o engenheiro eletricista da Prefeitura, Marcelo Pinto da Silva. Em caso de um pico de luz, o acendimento é automático, diferente das lâmpadas antigas que demoram para aquecer, completou. Com a instalação do novo modelo de iluminação, a avenida pode ter pontos de interdição no trânsito nesta semana.

Conforme a PPP firmada com a empresa Ilumina Guarapuava no ano passado, outras vias principais da cidade também receberão mudanças, como a Avenida Moacir Júlio Silvestri, XV de Novembro, Saldanha Marinho, Padre Chagas e Pinheiro Machado, onde mais de 23 mil luminárias serão substituídas nos próximos dois anos.