Com massa de ar polar, mínima será de 6° C em Guarapuava

O Simepar aponta que esta sexta-feira (24) pode ser o dia mais frio do ano. No sábado (25) e domingo (26), existe a possibilidade de geada na região

As temperaturas na famosa terra do lobo bravo sofrerão mudanças significativas a partir desta sexta-feira (24).

Com a presença de uma massa de ar polar, a tendência é que os primeiros sinais do inverno já comecem a aparecer na região, que tradicionalmente é uma das mais geladas do Paraná.

Nas primeiras horas desta sexta, os termômetros devem registrar valores entre 6° C e 12° C, com pouquíssima presença de chuva, que não deve ultrapassar 3 mm acumulados durante o período.

A sexta-feira marca o ingresso de um período mais frio, que vai deixar as temperaturas baixas em todas as regiões do estado. A distribuição das temperaturas segue o padrão, com as regiões mais frias estando no Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba, apontou em nota o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Também irá contribuir para o frio os fortes ventos que estão sendo previstos, com rajadas de até 47 km/h em Guarapuava. As chuvas se afastam para o Sudeste, acompanhando o deslocamento da frente fria.

Guarapuavanos devem se agasalhar bem neste fim de semana para enfrentar o frio (Foto: Arquivo/Correio)

FINAL DE SEMANA

Já com o protagonismo da massa polar no final de semana, a tendência é que as temperaturas permaneçam em queda a partir deste sábado (25).

As temperaturas ficam muito baixas no Sul, e as demais regiões devem sofrer um declínio considerável, aponta. Sem chuvas, a cidade deve registrar valores entre 8° C e 19° C, com forte presença de ventos durante todo o dia.

E, segundo o instituto, o domingo (26) não deve ser marcado por mudanças significativas nas condições climáticas. Ou seja, cada vez mais o verão vai ficando para trás.

A previsão mostra que a mínima deve cair até 7° C, enquanto que a máxima não passa dos 21° C. Continua frio, resume o Simepar.

GEADA

Acompanhando a queda nas temperaturas no período, a região de Guarapuava pode registrar formação de geada.

Se no sábado (25) deve aparecer de forma bastante tímida, ficando restrita ao Centro e ao Sul do Paraná, no domingo (26) os Campos Gerais podem ficar completamente brancos. A madrugada será gelada na maioria das regiões paranaenses, e há possibilidade para formação de geadas fracas, alerta o Simepar.

(Foto: Arquivo/Correio)

FRENTE FRIA

A partir da próxima segunda-feira (27), uma frente fria voltará a atuar sobre a região do município, e com isso o tempo ficará instável. De terça (28) até o final de semana, deve chover em Guarapuava.

Aliado a isso, os termômetros podem registrar uma pequena alta nas temperaturas: a mínima não cai abaixo dos 13° C no período.