Cida participa da premiação do programa Agrinho 2018

O Agrinho é uma das principais parcerias entre o governo do Estado e o setor produtivo. Em sua 23ª edição, o programa teve 7 mil trabalhos inscritos e envolveu cerca de 800 mil alunos e 50 mil professores das redes pública e privada do Paraná

A governadora Cida Borghetti participou nesta segunda-feira (5) da premiação do Concurso Agrinho 2018, promovido pelo Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) Senar-PR, e que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Em sua 23ª edição, o Agrinho teve 7 mil trabalhos inscritos e envolveu cerca de 800 mil alunos e 50 mil professores das redes pública e privada do Paraná.

Cida disse que o programa é uma das parcerias mais bem-sucedidas entre o poder público e o setor produtivo paranaense. O Agrinho fomenta o interesse dos estudantes e professores na pesquisa, na preservação e no cuidado ao meio ambiente, preparando nossas crianças para o futuro, afirmou. Durante todo o ano, este projeto está presente na vida dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. É de extrema importância para a conscientização e formação de nossos cidadãos, disse.

Presente em todos os municípios do Estado, o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social da Faep e é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Educação; da Justiça e Cidadania; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e da Agricultura e Abastecimento, além de contar com a participação dos municípios, empresas e instituições públicas e privadas.

Nesses 23 anos de programa, 24 milhões de materiais foram distribuídos aos estudantes e mais de 313 mil professores foram capacitados pelo Agrinho. A importância da sustentabilidade e do cuidado do meio ambiente, para o nosso bem e o bem das gerações futuras, é a principal mensagem que o Agrinho traz, afirmou o presidente da Faep, Ágide Meneguette. Com o passar dos anos, o programa ampliou sua área de atuação e incorporou temas importantes para a formação da cidadania, questões éticas, direitos e deveres, saúde pessoal e do planeta, destacou.

A governadora Cida Borghetti (Foto: Jaelson Lucas / ANPr)

NAS ESCOLAS

Anualmente, o material didático do Agrinho é encaminhado para as escolas paranaenses para que seja usado de forma complementar, aliando aos conteúdos tradicionais a temas transversais como cidadania, meio ambiente, ética e saúde.

Ao longo do ano letivo, os docentes desenvolvem atividades com os estudantes com base nos materiais do programa. O relato destas ações é avaliado na categoria Experiências Pedagógicas, que premia quatro professores da rede pública, um da rede particular e um na categoria Agrinho Solos, que voltam aos seus municípios de carro novo como prêmio.