Capacitações vão aprimorar atendimento a famílias em Guarapuava

Em 2017 o programa capacitou 590 técnicos das redes socioassistenciais e demais áreas participantes

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social abre o ano reforçando a importância da integração com outras áreas para atendimento integral a famílias em situação de vulnerabilidade ou de risco. Nesta terça-feira (06), pelo programa Família Paranaense, começa a segunda série de capacitações sobre intersetorialidade.

A regionais que receberão os cursos neste ano são Guarapuava, Campo Mourão, Cianorte, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Paranavaí, Pato Branco, Toledo e Umuarama. Em 2017 foram capacitados 590 técnicos das redes socioassistenciais e demais áreas participantes.

Cascavel abriga os primeiros encontros, que serão promovidos em 11 regionais da Secretaria da Família, até o próximo mês. Serão envolvidos 550 técnicos, com o objetivo também de fortalecer os comitês municipais. No ano passado, as outras 11 regionais receberam o treinamento.

ÁREAS

De acordo com a coordenadora do programa Família Paranaense, Letícia Reis, atuar de forma intersetorial permite atendimento completo e integral, dentro das seis áreas do programa: assistência social, educação, habitação, saúde, agricultura e trabalho.

Quanto mais capacitados os trabalhadores estiverem, maior será a qualidade dos serviços prestados. Nosso objetivo é sempre melhorar a realidade das famílias em situação de risco e de vulnerabilidade social, diz Letícia.

Ela enfatiza que técnicos e gestores obterão com o curso diretrizes de organização e planejamento. Nos encontros são trabalhados procedimentos para atuação mais efetiva na organização e funcionamento dos comitês e no planejamento estratégico elaborado a partir das demandas das famílias atendidas.

FAMÍLIA PARANAENSE

O Família Paranaense, lançado em 2012, é a principal estratégia do Governo do Paraná para erradicação da pobreza. O programa está presente nos 399 municípios do Estado e já atendeu 321 mil famílias com ações de acompanhamento familiar e transferência de renda. O investimento nas ações do programa chega a R$ 229,1 milhões.