Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda (10) nas UBS de Guarapuava

As vacinas serão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município até o dia 13 de março, com exceção da Unidade do Feroz e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

Guarapuava segue na prevenção contra o sarampo. A partir desta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde dá início a campanha de vacinação para o público de 5 a 59 anos.

Todas as pessoas incluídas nesta faixa etária precisam comparecer nas Unidades para que seja feita a leitura da carteirinha e a verificação se a dose de sarampo está em dia. Dentre esse público mencionado, emitimos alerta para pessoas de 20 a 29 anos, para que compareçam nas Unidades de Saúde, independente do histórico vacinal, pois precisam receber uma dose extra da vacina, informou a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade. Além da carteirinha de vacinação, é necessário levar um documento com foto e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Até 13 de março, as doses da vacina serão disponibilizadas das 8h às 17h, em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município, exceto Feroz e as Unidades de Pronto Atendimento.

A sala de vacina do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisgap) funcionará das 7h às 11h15 e das 13h às 16h45. Além disso, no sábado (15), as ações também serão intensificadas no Dia D, com a abertura do Cisgap, UBS Morro Alto e UBS Entre Rios II, funcionando em horário comercial. A equipe do Entre Rios II fará o atendimento na comunidade Banhados, das 9h às 11h30, e no Paiol, das 13h às 15h30.

Para um melhor entendimento da população sobre a campanha de vacinação, a Secretaria de Saúde ressalta que pessoas de 5 a 19 anos e de 30 a 39 anos serão vacinadas apenas se a caderneta de vacinação não estiver em dia, conforme doses preconizadas pelo Ministério da Saúde. As pessoas de 20 a 29 anos devem receber uma dose extra, independente da condição vacinal.