Bombeiros comemoram 106° aniversário da corporação no Paraná

A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (8/outubro). Foi exaltado o investimento e a profissionalização da instituição

Na última quarta-feira, dia 3 de outubro, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná completou 106 anos da sua criação. Foi a partir da Lei n° 1.133 de 23 de março de 1912 que a corporação nasceu, e desde então vem desempenhando um papel fundamental para a população paranaense.

Na manhã desta segunda-feira (8/outubro), durante uma solenidade no Shopping Cidade dos Lagos, o comandante do 5° Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI), major Arlisson Sanches Sales, ressaltou que os bombeiros trabalham para defender a comunidade.

Atuamos em todas as frentes: em acidentes de trânsito, incêndios, afogamentos e resgates. A gente se presta, principalmente, à prevenção e à orientação da população, explicou, pontuando que a corporação atua na região de Guarapuava desde o ano de 1959.

PARCERIA

O comandante da Polícia Militar de Guarapuava, tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes, prestigiou a solenidade e exaltou a instituição, que ao longo das décadas se consolidou não só no estado do Paraná, mas em todo o Brasil.

É uma instituição muito simpática às pessoas, devido às atividades que desenvolve em prol da sociedade. Nós vemos que todas as ações que são desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros, em sintonia, com o comando da Polícia Militar do Paraná, são direcionadas para a comunidade de modo geral, pontuou o comandante.

INVESTIMENTOS

O major Sanches Sales ressaltou que o trabalho desenvolvido pela corporação é o de preservação da vida, inclusive do próprio bombeiro que está trabalhando. E, para isso, é necessário garantir a aquisição de equipamentos de segurança, e investir na profissionalização dos agentes. Hoje temos várias especializações como a de socorrista, de combate a incêndios ambientais, curso de mergulhador, utilização de cães, explica, acrescentando que os agentes precisam estar em sintonia com as áreas da engenharia, da medicina, da enfermagem e da administração.

Durante a solenidade desta segunda-feira, foram ressaltados alguns recentes investimentos e conquistas da instituição, como a promoção de soldados, cabos e sargentos, e a aquisição de viaturas e equipamentos.

MENSAGEM

Ao final da solenidade, o major Arlisson Sanches Sales afirmou que o respeito é a mensagem que a corporação pode deixar para a comunidade guarapuavana. Nós trabalhamos com a preservação da vida. E, dentro do respeito está todo o nosso trabalho envolvido, finalizou.