Audiência pública apresenta PPP da iluminação pública de Guarapuava

Na próxima quarta-feira (7), a Prefeitura reunirá população e representantes de entidades para explicar o funcionamento do projeto de concessão do sistema de iluminação da cidade

Em 2018, Guarapuava caminha para tornar realidade uma proposta de altos investimentos na área de iluminação pública. Se tudo der certo, o município terá uma rede municipal moderna dentro do contexto das smart cities, ou seja, cidades inteligentes em que os serviços públicos encontram soluções eficientes para problemas antigos.

O próximo passo nessa caminhada é a audiência pública da próxima quarta-feira (7), às 18h, na Câmara de Vereadores. O evento tem como tema central o Projeto Público-Privado (PPP) da iluminação pública. Por isso, a Prefeitura de Guarapuava quer esclarecer eventuais dúvidas quanto aos critérios técnicos definidos pelo município e necessários à execução do objeto da PPP, dar maior publicidade ao projeto e ampliar a competitividade no processo licitatório.

Que a população participe, contribuindo com melhorias técnicas para o projeto, destaca o secretário municipal de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza, em entrevista ao CORREIO.

Segundo ele, a audiência de quarta-feira será o momento perfeito para que a população tome conhecimento do que está sendo feito e que ajude a administração pública a melhorar a intenção da proposta na área da iluminação. E não apenas o cidadão comum, mas também as entidades de classe e associações de moradores.

Quanto mais representantes da sociedade, melhor, afirma Souza, frisando que é um processo transparente e planejado.

Convidamos toda a população para participar desse importantíssimo momento que definirá detalhes para a eventual celebração de Parceria Público-Privada objetivando a concessão do serviço municipal de iluminação pública em Guarapuava, complementa o prefeito Cesar Silvestri Filho, via assessoria.

VANTAGENS

De maneira geral, o secretário explica que a PPP trará ganhos no sistema de iluminação pública da cidade, trazendo junto melhorias na segurança, na beleza e no trânsito local, por exemplo. E sem custo adicional, pois é um dinheiro que já está ali, definido para esse fim. A gente só vai mudar a forma do repasse, diz, referindo-se à Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é um valor embutido na conta da energia elétrica de qualquer cidadão brasileiro.

Com a concessão, a Prefeitura utilizará o arrecadamento da CIP, que é uma contribuição destinada exclusivamente à iluminação pública, para implementar a modernização do sistema via PPP. E um detalhe importante: não vamos aumentar o valor da CIP, reforça Souza.

O secretário de Planejamento, Paulo Souza (Cristiano Martinez/Correio)

TEMPO

Segundo o edital da audiência, o prazo da concessão do serviço de iluminação será de 20 anos, com valor na faixa de R$ 140 milhões – com possibilidade de desconto durante a licitação. Ao final de 2018, a empresa ou consórcio vencedor do processo iniciará a implantação das melhorias, com prazo de dois anos para concluir toda a transição. Mas com efeitos já no primeiro ano, reforça o secretário municipal.

Desde 2016, uma equipe trabalha na definição do novo formato de projeto de PPP para o Parque de Iluminação Pública da cidade, além de elaborar um novo edital de licitação e termos do contrato. Já foi realizada consulta pública para aperfeiçoar o projeto de PPP do Parque de Iluminação, que compreende quatro pilares: ampliação, substituição, manutenção e modernização.

Atualmente, Guarapuava dispõe de 21.922 pontos de iluminação e 23.874 luminárias.

SERVIÇO

Aberta a toda comunidade guarapuavana, a audiência pública do projeto de PPP da Iluminação Pública será na próxima quarta-feira (7), às 18h, na Câmara de Vereadores (rua Pedro Alves, 431, Centro).