Amocentro sedia encontro de capacitação do Consea

O encontro teve como objetivo orientar os conselheiros sobre as políticas públicas, destinadas pelos governos federal e estadual para garantir a necessidade básica de alimentação com qualidade, aos cidadãos de forma geral, e debater sobre os temas propost

Em Pitanga, a Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná) com representantes de 17 municípios participantes, em parceria com a Emater-Pr (Pró-Rural), Fórum Territorial Paraná Centro e Conselhos Municipais, foi sede do encontro regional do Consea (Conselho de Segurança Alimentar), na última sexta-feira (15), com a participação de representantes de vários municípios da região e com o apoio da Seab (Secretaria de Abastecimento do Estado do Paraná) e de outros órgãos estaduais.

O encontro teve como objetivo orientar os conselheiros sobre as políticas públicas, destinadas pelos governos federal e estadual para garantir a necessidade básica de alimentação com qualidade, aos cidadãos de forma geral, e debater sobre os temas propostos.

Juliano César Lipoviseski, Secretário de Agricultura e Pecuária, e Lucinha Camilo, Secretária de Desenvolvimento Social de Pitanga, representaram o prefeito e presidente da Amocentro, Dr. Maicol Callegari Barbosa.

Nas palestras, os seguintes temas: “O papel do conselheiro e a importância da participação nos conselhos” (Roseli Pittner); “Processo de comercialização de produtos em feiras” (Edelir Jesus Ribeiro da Silva); “Como a universidade dialoga com a sociedade civil, agricultura e outros” (Clayton Pereira de Sá); “O papel da extensão voltado para a produção da alimentação saudável” (Emater); “Implementação do projeto no território” (Nilson Padilha); “Cenário do impacto dos agrotóxicos na saúde e meio ambiente”(Roseli Pittner); e dinâmicas e trabalhos de grupo com Osvaldo Rachelli, Patrícia Pires e Christiane Singh. O encerramento aconteceu com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes do encontro.