Alex Ferrera em versão acústica e ao vivo no primeiro DVD solo

Depois de um EP autoral, singles e clipes, artista lança material gravado em Guarapuava, durante show acústico acompanhado de banda

Incendiando a noite, Alex Ferrera e seus companheiros deram o tom para casais apaixonados, amigos boêmios ou simplesmente corações solitários. Como nas outras vezes, o cantor/compositor guarapuavano fez aquilo que melhor sabe fazer: tocar e cantar.

A diferença desta vez é que a sua apresentação ficou registrada em imagem e som. Recém-lançado em DVD, o projeto Alex Ferrera – Acústico e Ao Vivo (independente) é uma versão quente e viva do disco autoral Nada Mais (2016) e de alguns singles da carreira do artista. Tudo isso de maneira desnuda, em versões com violão, tanajura, u bass (espécie de baixo de ukulelê), percussão e harmônicas.

A ideia era filmar e captar o áudio/vídeo para ficar como arquivo. Mas como ficou muito bom, resolvi lançar o DVD, explica Ferrera, em entrevista ao CORREIO. A princípio, o show gravado era apenas para lançar o EP Nada Mais, mesclando a apresentação com singles autorais e versões de hits da música nacional/internacional – caso de Help! (The Beatles) e Tarde Vazia (Ira!), por exemplo.

Mas o produtor e diretor do show, Sergio da Matta, levou seu equipamento de som e fez uma captação profissional da noite de 28 de abril de 2017. Desse modo, imagem e áudio casaram perfeitamente e o público tem o primeiro DVD solo de Alex Ferrera.

Mesmo não estando nos planos do artista. Adiantei uma etapa. O negócio quando tem de dar certo, dá certo, diz brincando o músico, destacando que a gravação de um material ao vivo estava sim planejada; mas para 2018. Por isso, ele não descarta um segundo DVD no ano que vem; só que com outro enfoque.

Além das faixas autorais, o audiovisual recém-lançado tem também versões acústicas de canções de artistas famosos (Cazuza, Legião Urbana, Nenhum de Nós etc.). Hoje em dia não é todo o mundo que se interessa por trabalho autoral. O pessoal está mais acostumado a ouvir o que passa no rádio e na TV.

Mas, para o segundo DVD, Ferrera quer priorizar apenas seu repertório de criador, principalmente porque ele é conhecido em Guarapuava pelas composições próprias. Até lá, ele pretende aumentar sua produção e chegar a pelo menos 15 canções.

DVD foi gravado durante show em Guarapuava (Reprodução)

CLIPES

O primeiro DVD de Alex Ferrera tem os clipes de Nada Mais, que fez muito sucesso nas redes sociais graças ao plano-sequência que percorre todo o vídeo; e Umbigo Tatuado.

Antes de chegar ao disquinho, o audiovisual da apresentação no London Pub passou na TV Cidade e uma única vez no Facebook, por meio de uma live (vídeos ao vivo feitos por usuários dessa rede social).

Em seus planos, Ferrera pretende aproveitar as faixas autorais do DVD em clipes individuais que devem ser lançados futuramente.

CD

O artista guarapuavano reuniu apenas as canções autorais do DVD e as lançou em um CD digital, já disponível em plataformas online, como o Deezer e o Spotify.

Nesse formato apenas de áudio, Ferrera selecionou as seis músicas de seu primeiro EP, acrescidas do antigo hit Se a vida fosse um filme (composição de sua autoria e gravada pela banda Sexplose) e do single mais recente Pra sempre.

Show se baseia em canções do EP 'Nada Mais' (Divulgação)

FICHA

Durante a gravação do show, Alex Ferrera contou com a participação de uma banda formada pelos seguintes músicos: Caique Czar (tanajura), Nelson Quingerski (percussão e harmônicas), Thiago Barbosa (u bass) e Tiago Mosh (violão principal).

Gravado ao vivo em 28 de abril de 2017, no London Pub, o material teve direção e produção de Sergio da Matta. E na parte técnica: Juliano Cordeiro (técnico de som), Patrick Augusto da Silva (iluminação), André Forbeck (câmera), Eziel da Silva (câmera), Aline Iglecias (fotografia) e Ricardo Küster (fotografia).

SERVIÇO

O DVD Alex Ferrera – Acústico & Ao Vivo pode ser adquirido no sebo Akadêmico e na Angel Som, em Guarapuava; além de loja virtual, a R$ 15.