Agroindústrias Familiares se tornam referências para outras cidades

De acordo com o prefeito Odir Gotardo (PT), esse é um modelo favorável para a geração de emprego e renda para quem vive no campo

Uma das principais políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Pinhão (a 40 km de Guarapuava) voltada para o desenvolvimento do meio rural é a formalização das Agroindústrias Familiares.

Há dois anos, uma equipe técnica da administração municipal desenvolve ações para facilitar o trabalho dos agricultores na industrialização de sua produção. A atualização do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que garantiu a abertura de espaços para a comercialização dos produtores, foi o primeiro passo.

De acordo com o prefeito Odir Gotardo (PT), essa é uma ótima alternativa para garantir a geração de emprego e de renda para a população que vive no campo.

Essas agroindústrias são estruturas pequenas, mas suficientes para agregar valor à produção da agricultura familiar que é muito forte em nosso município, e isso consequentemente gera mais renda para os pequenos produtores, ressaltou.

Com produção diversificada, as 28 unidades que foram formalizadas em Pinhão nos últimos anos fazem panificados, embutidos, queijo e frangos, além de outros produtos que podem ser encontrados em supermercados da cidade.

Devido ao sucesso da iniciativa, a presidente da Câmara de Vereadores de Pitanga, Eloy de Lurdes Ottoni, na região central do Paraná, visitou agroindústrias do município para conhecer mais detalhes da política de geração de renda.

Essa ação é importante, pois agrega valor a um produto local, e por consequência o dinheiro acaba circulando na próxima cidade, uma vez que, desde a industrialização até o consumidor final, todo o processo acontece dentro do município, afirmou.

Durante a visita, os secretários Divonzir Machado, de Agricultura, e Valter Israel, de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, acompanharam as atividades.

SAÚDE BUCAL

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Pinhão, visa a prevenção, promoção, atenção e formação à saúde de crianças e adolescentes das unidades de ensino do município.

Recentemente, as escolas municipais Água Verde e São Roque foram atendidas pelo programa, que garante os encaminhamentos necessários caso algum aluno apresente necessidade de tratamento odontológico.

Ensinar as crianças a cuidarem dos dentes desde pequenos é um investimento que trará benefícios para o resto de suas vidas. [Esse cuidado] cria hábitos saudáveis e estimula o cuidado pessoal, disse a coordenadora do programa, Ana Jará Silva.

Para ela, a escola é um lugar fundamental para a aquisição de bons hábitos, vivências, e, principalmente, para a formação de cidadãos.

A escola se constitui como espaço de interação professor e aluno, sendo local formador de cidadãos. Por isso, é um espaço fundamental para que os alunos adquiram bons hábitos e vivências que irão acompanhá-los durante toda a vida, completou.