‘Agosto Azul’ tem recorde de participantes em Pitanga

De acordo com a assessoria do município, o objetivo da campanha é motivar uma mudança cultural para que o público masculino passe a cuidar melhor de sua saúde

A Prefeitura de Pitanga (a pouco mais de 80 km de Guarapuava) realizou na quinta-feira (29) uma ação alusiva ao Agosto Azul, tendo como principal objetivo incentivar e promover a saúde do homem.

De acordo com a assessoria do município, durante as atividades a Secretaria de Saúde disponibilizou vacinação, consultas médicas, atendimentos odontológicos, teste rápidos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e solicitações de Antígeno Prostático Específico (PSA).

Participantes tiveram a presença do Dr. Bruno, que ministrou uma palestra com o tema ‘Homem, cuide-se mais’, em que foi abordada questões como proteção sexual, cuidados com alimentação e doenças mais comuns entre os homens, como câncer de próstata e diabetes, apontou a assessoria.

Além disso, o público recebeu brindes como chapéus e protetor solar, visando a prevenção do câncer de pele, que é duas vezes mais frequente no público masculino que no feminino.

Atualmente, as mulheres vivem em média sete anos a mais que os homens no Paraná. Entre os motivos para a diferença está a violência e o alto índice de mortes ligadas às doenças cardiovasculares, cujo risco de aparecimento é maior em pessoas sedentárias ou que se alimentam de forma inadequada.

FORMAÇÃO

Através da Secretaria de Educação, a administração de Pitanga realizou um encontro com a equipe de educação especial de todas as escolas da rede pública de ensino.

Durante a atividade participaram professores da sala de recursos multifuncional, coordenadores pedagógicos e professores regentes de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – que foi o tema da conversa.

Essa formação veio esclarecer pontos específicos sobre a atuação dos professores com alunos autistas e na condução de um melhor direcionamento dos casos nas suas individualidades quando se fala em alterações sensoriais, pontuou em nota a Prefeitura.

A organização do encontro contou com a fonoaudióloga Rudahyra Osswald e da psicopedagoga Cristiane Fernandes, e teve apoio da terapeuta ocupacional Polianne Siqueira.

PONTE

A localidade do Rio do Meio, na área rural de Pitanga, recebeu a reconstrução de uma ponte durante esta semana. A obra irá atender mais de 50 famílias da região.

A nova ponte auxiliará o transporte de moradores, além do transporte escolar e o atendimento das necessidades da população, afirmou a administração, acrescentando que já foram feitas mais de 100 novas pontes, além de 35 reformas em todo o município.